sexta-feira, 29 de maio de 2015

CAP e Conaportos realizam reunião no porto de Rio Grande para examinar congelamento das tarifas



       O CAP (Conselho de Autoridade Portuária) realizou reunião nesta sexta-feira, 29, com a presença de trabalhadores, empresários e órgãos públicos, na sede do terminal marítimo gaúcho, em Rio Grande. O encontro debateu diversas questões do porto como dragagem, tarifas e atualização do PDZ.

       Presidido pela Secretaria Especial de Portos, o CAP debateu inicialmente as tarifas do Porto do Rio Grande. Gustavo Piccinini Dullius explicou como foram autorizadas as novas tabelas pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e pediu que o Superintendente Janir Branco relatasse a metodologia utilizada pela Suprg. 

       Empresários e trabalhadores manifestaram suas posições sobre o assunto. A preocupação dos representantes das empresas quanto à dragagem de manutenção do canal de acesso também foi debatida. O presidente explicou o funcionamento do orçamento da SEP e irá levar a preocupação do grupo para Brasília. As reuniões do CAP são mensais.

       O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite e a vice-prefeita, Paula Mascarenhas também visitaram hoje, 29 de maio, a estrutura do Porto Novo. A comitiva pelotense (foto, acompanhada de Marcos Fonseca), que contou a presença de diversos secretários, objetivou detalhar o projeto da Celulose Riograndense. O diretor de infraestrutura, Paulo Somensi e o diretor administrativo-financeiro, Adinelson Troca recepcionaram os políticos.   

       Acompanhados pelo diretor-presidente da Sagres, Marcos Fonseca, Eduardo Leite e toda a comitiva visitou os armazéns reformados para operar a Celulose. A operação irá movimentar a estrutura portuária da capital gaúcha, Pelotas e Rio Grande por meio de barcaças. A expectativa é de que 1,5 milhões de toneladas sejam movimentadas. A Sagres é a operadora portuária que está trabalhando diretamente com o grupo CMPC.

       Antes, na quinta-feira, 28, foi realizada a Reunião do Comitê local da Conaportos (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), presidida pelo representante da SEP, Gustavo Piccinini Dullius, que apresentou dados reunidos pelo Comitê Técnico Nacional. O material foi apresentado no encontro e incluiu os Indicadores de Desempenho dos Intervenientes e da Autoridade Portuária no Porto de Rio Grande. Os intervenientes são os diversos órgãos que auxiliam o processo de operação portuária. Os dados ainda estão em caráter experimental e em breve serão tornados públicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário