terça-feira, 31 de março de 2015

Tecon Rio Grande está reutilizando água na manutenção reduzindo em 80% uso de água potável

      O Tecon Rio Grande passou a reutilizar água nos processos de manutenção do terminal, reduzindo assim até 80% na utilização de água potável. Através do projeto Águas Limpas, que completou um ano, aplicado ao setor de lavagem de máquinas pesadas, o reuso da água também tem ajudado a eliminar os lançamentos de efluentes no meio ambiente, contribuindo para o uso racional de recursos hídricos.
      O idealizador do projeto, Weber Avila Martins, é gerente de manutenção do terminal e se inspirou em um sistema de regeneração e utilização de água contaminada de um posto de combustível na capital gaúcha. Após saber mais sobre a iniciativa, ele vislumbrou a oportunidade de desenvolver algo semelhante na lavagem de máquinas do Tecon Rio Grande, que faz parte dos processos de manutenção de equipamentos de grande porte.
      Dessa forma o terminal passou não só a tratar a água contaminada com resíduos químicos e óleos lubrificantes, como também a reaproveitá-la no mesmo processo. Hoje, a oficina tem todo um circuito fechado, no qual a água utilizada vai para o tratamento mecânico e químico, segue para o reservatório e depois volta para lavagem. Com esse novo sistema, o Tecon tem condições de trabalhar por 45 dias sem reabastecimento de água potável, isso sem considerar a quantidade de água da chuva captada no período.
      O desenvolvimento do Águas Limpas incentivou a idealização de outros projetos que envolvem o uso racional de recursos, como a prensagem de filtros, descarte de sucatas e o gerenciamento de energia elétrica. Está prevista, ainda para esse ano, a troca de toda a iluminação do Terminal para o sistema LED, de alto rendimento e consumo energético reduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário