segunda-feira, 30 de março de 2015

Indústrias lácteas gaúchas vão exportar para a Rússia e outros países

      O mercado russo de produtos lácteos será destino de exportações de indústrias do Rio Grande do Sul nos próximos meses. A Cosuel, de Arroio do Meio já está habilitada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para fornecer para o país, aguardando apenas a publicação oficial da liberação pelas autoridades de Moscou. A CCGL, de Cruz Alta, também está aprovada e o processo para os embarques estão em fase final. A Cosulati, de Pelotas, aguarda a habilitação, que deve acontecer em breve e a BRF, de Teutônia, encontra-se pronta para começar a exportar leite em pó, manteiga e leite condensado para os russos nos próximos meses.
      O diretor do Instituto Gaúcho do Leite, Ardêmio Heineck, disse que é importante o setor viabilizar estas exportações, já que o excedente de leite em pó, por exemplo, nas indústrias do estado, gira em torno de 10 mil toneladas e o novo mercado poderá ajudar a equilibrar a oferta interna de leite. "A Rússia funcionara como um termômetro para o futuro da cadeia leiteira", avaliou.
      Em relação à situação no momento, o gestor adjunto da Consulati, Jones Raguzoni, explicou que a cooperativa "está em compasso de e espera". A supervisora de exportação da Cosuel, Márcia Daltoé, adiantou que o objetivo "é buscar possíveis clientes para o produto no exterior". O presidente da CCGL, Caio Viana, revelou que "estão fazendo consultas para também exportar para a Argélia, China e países do Oriente Médio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário