sexta-feira, 20 de março de 2015

Retomada das privatizações de aeroportos só retornam depois de reestruturação da Infraero

      A Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República vai retomar, este ano, a política de concessões que transferiu a operação de seis grandes aeroportos brasileiros à iniciativa privada. Mas só o fará após a reestruturação da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O ministro Eliseu Padilha garante que outros aeroportos administrados pela estatal serão concedidos a operadores privados, mas ressalva que neste momento isto inviabilizaria a gestão dos terminais.

      Algumas medidas, como a reestruturação e a retomada das concessões, só serão adotadas após decisão da presidente Dilma Rousseff. Segundo Padilha, a Infraero não pode mais perder receita. Pelo contrário, precisa reequilibrar-se financeiramente. O ministro pretende reestruturar a empresa este ano. As concessões podem ser retomadas durante ou em seguida à reestruturação. Nove aeroportos devem ser concedidos, mas o ministro só adianta que na lista estão os de Porto Alegre (Salgado Filho), Florianópolis (Hercílio Luz) e Salvador (Luiz Eduardo Magalhães).

      "Precisamos fazer a reengenharia da empresa. Já discutimos com o Ministério do Planejamento e vamos submeter nossa proposta à decisão da presidenta", afirmou o ministro, informando que devem ser criadas três subsidiárias: Infraero Serviços, Infraero Participações e Navegação Aérea. O ministro também apresentou à diretoria da Infraero, o plano de reestruturação da empresa. Imagem: Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário