quarta-feira, 25 de março de 2015

Investidores estrangeiros planejam construir porto e ferrovia no Pará

      Um grupo de investidores estrangeiros planeja construir uma Ferrovia de 1,2 mil quilômetros no Pará e um grande terminal marítimo no nordeste do estado para escoar minerais e produtos agrícolas, em uma obra de R$ 16 bilhões, informaram o governo estadual e a empresa responsável pelo projeto.

      A Ferrovia estadual, que deverá ser uma concessão privada, seguiria um traçado paralelo ao trecho norte nunca finalizado da Ferrovia Norte- Sul, de concessão federal. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeme) concedeu à Pavan Engenhar ia, de São Paulo, autorização para realizar estudos preparatórios que demonstrem a viabilidade da Ferrovia ligando sul e sudeste do Pará até o litoral nordeste do estado.

      A futura estrada de ferro, já batizada de Fepasa, deverá ligar áreas de extração de minerais e de produção Agrícola a um porto a ser erguido no município de Colares, ao norte de Belém, passando pelo porto de Vila do Conde, em Barcarena.

      Os investimentos privados previstos para a Ferrovia são de R$ 8 bilhões, mais R$ 6 bilhões para o porto e outros R$ 2 bilhões para a construção de um condomínio industrial próximo ao terminal. "Há investidores chineses e alemães interessados, porque está todo mundo atrás de infraestrutura", argumentou o diretor da Pavan Engenharia, Renato Pavan.

A empresa é responsável pelos estudos e pelo contato com investidores. A região de Colares foi escolhida porque tem calado natural profundo, permitindo a atracação de navios de grande porte que atualmente não conseguem acessar terminais em Santos (SP) e Paranaguá (PR).

"Quando a Ferrovia paraense estiver pronta, ela poderá se ligar à Ferrovia Norte-Sul, como acontece no Paraná, onde a Ferrovia estadual se liga com a federal. Uma pode complementar a outra", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Adnan Demachki.

Segundo o governo do estado, a expectativa é que já no primeiro ano de funcionamento da Ferrovia a demanda será de quase 30 milhões de toneladas, principalmente minérios e grãos, com o volume subindo para 48 milhões de toneladas anuais em cinco anos.

Setor portuário No setor portuário, a Secretaria Especial de portos informou no Diário Oficial da União (DOU) que abrirá no dia 2 de abril, consulta pública sobre o modelo de concessão de dragagem nos portos organizados.

Na data, serão disponibilizados ao público documentos com os aspectos técnicos básicos do modelo e questões para discussão. As contribuições devem ser enviadas até 19 de abril.

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