Um grupo de investidores estrangeiros planeja construir uma Ferrovia de 1,2
mil quilômetros no Pará e um grande terminal marítimo no nordeste do estado para
escoar minerais e produtos agrícolas, em uma obra de R$ 16 bilhões, informaram o governo estadual e a empresa responsável pelo projeto.
A
Ferrovia estadual, que deverá ser uma concessão privada, seguiria um
traçado paralelo ao trecho norte nunca finalizado da Ferrovia Norte-
Sul, de concessão federal. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento
Econômico (Sedeme) concedeu à Pavan Engenhar ia, de São Paulo,
autorização para realizar estudos preparatórios que demonstrem a
viabilidade da Ferrovia ligando sul e sudeste do Pará até o litoral
nordeste do estado.
A futura estrada de ferro, já
batizada de Fepasa, deverá ligar áreas de extração de minerais e de
produção Agrícola a um porto a ser erguido no município de Colares,
ao norte de Belém, passando pelo porto de Vila do Conde, em Barcarena.
Os
investimentos privados previstos para a Ferrovia são de R$ 8 bilhões,
mais R$ 6 bilhões para o porto e outros R$ 2 bilhões para a construção
de um condomínio industrial próximo ao terminal. "Há investidores
chineses e alemães interessados, porque está todo mundo atrás de
infraestrutura", argumentou o diretor da Pavan Engenharia, Renato Pavan.
A
empresa é responsável pelos estudos e pelo contato com investidores. A
região de Colares foi escolhida porque tem calado natural profundo,
permitindo a atracação de navios de grande porte que atualmente não
conseguem acessar terminais em Santos (SP) e Paranaguá (PR).
"Quando
a Ferrovia paraense estiver pronta, ela poderá se ligar à Ferrovia
Norte-Sul, como acontece no Paraná, onde a Ferrovia estadual se liga com
a federal. Uma pode complementar a outra", disse o secretário de
Desenvolvimento Econômico Adnan Demachki.
Segundo o governo do
estado, a expectativa é que já no primeiro ano de funcionamento da
Ferrovia a demanda será de quase 30 milhões de toneladas, principalmente
minérios e grãos, com o volume subindo para 48 milhões de toneladas
anuais em cinco anos.
Setor portuário No setor portuário, a
Secretaria Especial de portos informou no Diário Oficial da União (DOU)
que abrirá no dia 2 de abril, consulta pública sobre o modelo de
concessão de dragagem nos portos organizados.
Na data, serão
disponibilizados ao público documentos com os aspectos técnicos básicos
do modelo e questões para discussão. As contribuições devem ser enviadas
até 19 de abril.
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