O terceiro maior armador de navios de contêineres do mundo, a CMA
CGM está expandindo seus negócios no Brasil e projeta, pelo menos,
repetir neste ano o crescimento de 2014, quando aumentou em 7% a
movimentação de cargas de comércio exterior, contra alta de 1% do
transporte marítimo via contêiner no Brasil.
A grande aposta é a
expansão de serviços fluviais na região Norte. O armador francês recém-lançou o
transporte de contêineres em caminhão por barcaças para acessar destinos
distantes do litoral, como Santarém (PA), e escalar novos portos, como
Santana (AP).
A nova cobertura é feita via conexão do porto
marítimo de Belém (PA) com o porto fluvial de Santarém; entre o porto de
Santana e Vila do Conde (PA) ou Belém; além da rota entre Manaus (AM) e
Porto Velho (RO), a única das três em vigor desde 2008. O armador atua
com parceiros locais para o transporte fluvial, como a Reicon.
Com
soluções porta-a-porta, o diferencial competitivo da CMA CGM não se
apoia no preço, mas na qualidade e abrangência do serviço, explicou ao
Valor o diretor para a Costa Leste da América do Sul, Laurent Calvino.
Quinta
no ranking do transporte de contêineres de longo curso no Brasil - com
8% do mercado, segundo a consultoria Datamar -, a CMA CGM transportou
400 mil teus (contêiner padrão de 20 pés) no Brasil em 2014. Se de fato
crescer 7% neste ano, chegará a 430 mil teus. Mas Calvino diz que o
crescimento pode ser de até 10%.
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