A proposta de realização de audiência pública para tratar da
Hidrovia Brasil - Uruguai, do deputado estadual Zé Nunes
(PT), foi aprovada por unanimidade na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e
de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Desta forma, foi reaberto o debate, existente há
11 anos, referente ao modal hidroviário de transporte no estado.
A
Hidrovia Brasil - Uruguai é considerada o ponto de partida para elevar a
participação do modal na matriz gaúcha de transportes e prevê investimentos de cerca de US$ 100 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e
de U$ 50 milhões de parte da iniciativa privada do Uruguai
Segundo o deputado o Rio Grande do Sul conta com uma das maiores
malhas hidroviárias do país, em proporção ao território. São quase
800 km de canais prontos para a navegação. “É uma oportunidade de
buscarmos alternativas para equilibrar os modais hidroviário e
ferroviário, e, consequentemente, mudar nossa cultura de que o
transporte deve ser feito apenas pelas estradas”, defendeu.
A
hidrovia será constituída pelos rios Jacuí e Taquari, Lagoa dos Patos,
Lago Guaíba, seguindo pelo canal de São Gonçalo e Lagoa Mirim, até o
Uruguai. São 650 km entre Estrela e Santa Vitória do Palmar. O trecho
que compete ao Estado está pronto. Compreende três trechos: I - Rios
Jacuí, Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí. II - Lago Guaíba, Lagoa dos
Patos, Lagoa do Casamento e Rio Camaquã. As cidades de Tapes, Arambaré e
Barra do Ribeiro estão incluídas no projeto. III - Canal São Gonçalo,
Rio Jaguarão e Lagoa Mirim.
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