quinta-feira, 19 de março de 2015

Proposta de deputado reabre discussão sobre hidrovia Brasil/Uruguai

      A proposta de realização de audiência pública para tratar da Hidrovia Brasil - Uruguai, do deputado estadual Zé Nunes (PT), foi aprovada por unanimidade na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Desta forma, foi reaberto o debate, existente há 11 anos, referente ao modal hidroviário de transporte no estado.

      A Hidrovia Brasil - Uruguai é considerada o ponto de partida para elevar a participação do modal na matriz gaúcha de transportes e prevê investimentos de cerca de US$ 100 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e de U$ 50 milhões de parte da iniciativa privada do Uruguai

      Segundo o deputado o Rio Grande do Sul conta com uma das maiores malhas hidroviárias do país, em proporção ao território. São quase 800 km de canais prontos para a navegação. “É uma oportunidade de buscarmos alternativas para equilibrar os modais hidroviário e ferroviário, e, consequentemente, mudar nossa cultura de que o transporte deve ser feito apenas pelas estradas”, defendeu.

      A hidrovia será constituída pelos rios Jacuí e Taquari, Lagoa dos Patos, Lago Guaíba, seguindo pelo canal de São Gonçalo e Lagoa Mirim, até o Uruguai. São 650 km entre Estrela e Santa Vitória do Palmar. O trecho que compete ao Estado está pronto. Compreende três trechos: I - Rios Jacuí, Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí. II - Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, Lagoa do Casamento e Rio Camaquã. As cidades de Tapes, Arambaré e Barra do Ribeiro estão incluídas no projeto. III - Canal São Gonçalo, Rio Jaguarão e Lagoa Mirim.

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