segunda-feira, 23 de março de 2015

Sistema de reuso proporciona economia de 80% no consumo de água potável no Tecon Rio Grande

      O Tecon Rio Grande adotou uma ideia, inicialmente simples, de reutilização de água em um dos processos de manutenção do terminal e que atualmente é responsável por uma economia de até 80% na utilização de água potável. O projeto Águas Limpas, aplicado ao setor de lavagem de máquinas pesadas, completou um ano de funcionamento em fevereiro deste ano. Além do reuso da água, ele também elimina os lançamentos de efluentes no meio ambiente e contribui para o uso racional de recursos hídricos.
      O idealizador do projeto, o gerente de manutenção do Terminal, Weber Martins, conta que se inspirou em um sistema de regeneração e utilização de água contaminada de um posto de combustível em Porto Alegre (RS). Após saber mais sobre a iniciativa, ele vislumbrou a oportunidade de desenvolver algo semelhante na lavagem de máquinas do Tecon, que faz parte dos processos de manutenção de equipamentos de grande porte.
      “Passamos não só a tratar a água contaminada com resíduos químicos e óleos lubrificantes, como também a reaproveitá-la no mesmo processo. Hoje, nossa oficina tem todo um circuito fechado, no qual a água utilizada vai para o tratamento mecânico e químico, segue para o reservatório e depois volta para lavagem”, detalha Martins. Com esse novo sistema, o Tecon Rio Grande tem condições de trabalhar por 45 dias sem reabastecimento de água potável, isso sem considerar a quantidade de água da chuva captada no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário