segunda-feira, 23 de março de 2015

Movimentação de contêineres na cabotagem cresce mais que o PIB nacional

      A Log-In manteve a trajetória de expansão na cabotagem no quarto trimestre do ano passado, seguindo o desempenho do modal como um todo, que cresceu acima do PIB (Produto Interno Bruto) nacional nos últimos anos, conforme estudo do Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain), realizado em 2013. O levantamento revelou que para cada 1% de crescimento no PIB, a movimentação de contêineres cheios na cabotagem cresce, em média, 3,5%, enquanto o setor de transporte como um todo alcança 1,5%.
      Na comparação com o modal rodoviário, a cabotagem proporciona uma redução de 65% na emissão de poluentes, além se ser oito vezes mais eficiente do ponto de vista de integridade das cargas transportadas, proporcionando a redução de acidentes em 90% nas estradas, aponta o estudo.
      Mas, embora o volume venha crescendo, a cabotagem ainda apresenta baixa representatividade na matriz de transporte brasileira, menos de 2% quando considerados apenas contêineres, o que evidencia o grande potencial do modal.
      Dentro deste contexto, A Log-In vem contribuindo para reverter este quadro, atingindo no último trimestre do ano passado, 44,2 mil teus, 42,4% a mais que o registrado no mesmo período de 2013.  Em 2014, o volume totalizou 143,3 mil teus, teve crescimento de 30,4% A/A. Nos últimos sete anos os volumes de cabotagem cresceram em média 24% a.a. O crescimento forte e contínuo da Log-In neste modal se dá em um cenário de baixo crescimento da produção industrial, do comércio e dos serviços.
      Esse fato evidencia que a companhia tem atraído cada vez mais clientes, que migraram do modal rodoviário, em busca de eficiência logística e menores custos, informou a empresa em comunicado.
Entre os segmentos que tiveram maior crescimento na cabotagem destacam-se: Alimentos e Bebidas (36%) Metalurgia, Mineração e Siderurgia (+202%), Químicos e Petroquímicos (+137%) e Eletroeletrônicos (48%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário