A Hamburg Süd, líder no transporte marítimo de contêineres na Costa
Leste da América Sul (Brasil, Argentina e Uruguai), está expandindo a
atuação em outros mercados para compensar o baixo crescimento e a pouca
rentabilidade na região. Com isso, os volumes da América Latina, que
hoje representam 70% das movimentações globais da companhia, passarão a
responder por 60% ainda neste ano.
"Estamos diversificando sem
tirar o foco da região. Vamos dar um salto no crescimento, mas
infelizmente não no Brasil", disse Julian Thomas,
diretor-superintendente da empresa no país. A Hamburg Süd foi fundada em
1871, na Alemanha, para fazer o transporte de cargas até o Brasil.
O
grupo finaliza nesta semana a compra do braço de contêineres da
Companhia Chilena de Navegação Interoceânica (CCNI), armador que tem no
portfólio linhas entre América Latina (principalmente a partir da costa
oeste), Ásia, Europa e América do Norte. Também está fechando acordos de
compartilhamento de espaço com outros armadores em tráfegos onde tem
pouca atuação.
Desde janeiro a Hamburg Süd tem comprado espaço em
um serviço do armador francês CMA CGM que liga a Ásia ao Caribe e em
outro serviço, também da CMA CGM, que conecta o Caribe ao porto de
Manaus (AM).
A companhia lançará em amio uma linha entre Ásia, Caribe, Costa
Leste dos Estados Unidos e Norte da Europa juntamente com a CMA CGM e a
United Arab Shipping Company (UASC). Ainda sujeito à aprovação da
agência americana que regula o transporte marítimo internacional, o
serviço complementará a conexão da Ásia com o Leste dos Estados Unidos
via Canal de Suez.
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