quinta-feira, 19 de março de 2015

Transportadores japoneses criticam novos valores do pedágio no Canal do Panamá

      A Japanese Shipowners Association (JSA),  a associação japonesa de proprietários de embarcações, questionou o novo e reajustado pedágio do Canal do Panamá para navios que não se beneficiarão do canal expandido, numa audiência pública sobre a nova estrutura de pedágio.

      A Panama Canal Authorities (ACP), a autoridade do Canal do Panamá, realizou uma audiência pública dia 27 de Fevereiro sobre a sua proposta de uma nova estrutura de pedágio, depois de mais de um ano de consultas informais com representantes de vários segmentos de indústria.

      “A audiência pública é um passo muito importante nesse processo. Queremos garantir que a nova estrutura de pedágio seja informada apropriadamente a todos os grupos interessados e que, depois de aprovada, reflita o valor do canal e nossos esforços para continuar aperfeiçoando a resposta de serviço enquanto um preço justo de mercado é cobrado,” disse o Administrador/CEO da ACP Jorge Quijano.

      Depois de um mês de revisão, a ACP vai apresentar a proposta final para o seu conselho de diretores. A expectativa é de que a nova estrutura de pedágio seja formalmente anunciada pela Reunião do Gabinete do Panamá até meados de Abril de 2015.

      O vice-presidente da JSA, Osamu Suzuki, observou que “algumas das solicitações feitas durante o processo de consulta refletiram-se na proposta oficial”. No entanto, mesmo apreciando “o esforço contínuo da ACP para garantir estabilidade, transparência e previsibilidade das taxas de pedágio no futuro por meio de diálogo consistente com os grupos de usuários”, advertiu Suzuki que a JSA acredita que “ é pouco racional aumentar as taxas de pedágio para aquelas embarcações que não se beneficiam do canal expandido. Nós solicitaríamos que a ACP reavaliasse a área onde o aumento se daria” e considerasse estender o programa de lealdade para setores que não as embarcações de contêineres, contou.

      A JSA salientou ainda que “outras taxas de serviço aplicáveis aos novos cadeados, itens de custo adicional como rebocador e Line Handling igualmente são elementos muito importantes para determinar a efetividade de usar os novos cadeados. Esperamos que a ACP indique o custo para serviços auxiliares aplicáveis aos novos cadeados assim que possível”, manifestou o executivo nipônico.

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