O Porto Itapoá (SC) registrou no ano passado um incremento de 41% nas cargas de importação e exportação em relação a 2013, superando a marca de 200 mil teus. Segundo o presidente do porto, Patrício Junior, a tendência da
economia brasileira, no médio e no longo prazo, é de crescimento. Nesse
sentido, para ele, o Plano Nacional de Exportações, lançado com ênfase
na conquista de novos mercados e na desburocratização dos procedimentos
relacionados às exportações, pode contribuir para acelerar os
resultados.
“Uma série de medidas que está sendo tomada para garantir
maior produtividade e competitividade à indústria nacional também
contribui para este objetivo”, afirmou o executivo. Patrício destacou que os investimentos em novos terminais, bem como a ampliação e
modernização dos já existentes devem continuar a merecer a atenção do
governo, dentro de um planejamento estratégico que tem o desenvolvimento
econômico – e seus benéficos efeitos sociais – como meta.
O presidente do porto catarinense observou que o novo marco legal do setor portuário, a Nova Lei do
Portos, tem pavimentado o caminho na direção deste “Norte”. “Uma série
de autorizações para a instalação de novos terminais e de licença para a
ampliação e modernização dos existentes vem sendo concedida desde o ano
passado. O processo ainda é mais lento do que o ideal, atrelado a mais
burocracia do que o desejado, mas o fato, inquestionável, é que está em
curso”, ressaltou.
Patrício explicou, ainda, que há uma clara preocupação das autoridades
envolvidas, em particular da SEP (Secretaria Especial dos Portos) e a
Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), em imprimir
celeridade a esses procedimentos, e por isso, para ele, os resultados
não devem tardar. Paralelamente, mais de uma centena de contratos de
terminais arrendados estão em fase final de análise visando à
prorrogação, “o que garantirá mais segurança jurídica para os
investidores e, portanto, mais aporte de recursos no setor”, finalizando, lembrando que que o governo estima em quase R$ 40 bilhões nos próximos dez
anos o montante dos investimentos no setor portuário.
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