sexta-feira, 20 de março de 2015

Itapoá apresenta incremento de 41% nas movimentações de importação e exportação

      O Porto Itapoá (SC) registrou no ano passado um incremento de 41% nas cargas de importação e exportação em relação a 2013, superando a marca de 200 mil teus. Segundo o presidente do porto, Patrício Junior, a tendência da economia brasileira, no médio e no longo prazo, é de crescimento. Nesse sentido, para ele, o Plano Nacional de Exportações, lançado com ênfase na conquista de novos mercados e na desburocratização dos procedimentos relacionados às exportações, pode contribuir para acelerar os resultados.
       “Uma série de medidas que está sendo tomada para garantir maior produtividade e competitividade à indústria nacional também contribui para este objetivo”, afirmou o executivo. Patrício destacou que os investimentos em novos terminais, bem como a ampliação e modernização dos já existentes devem continuar a merecer a atenção do governo, dentro de um planejamento estratégico que tem o desenvolvimento econômico – e seus benéficos efeitos sociais – como meta.
      O presidente do porto catarinense observou que o  novo marco legal do setor portuário, a Nova Lei do Portos, tem pavimentado o caminho na direção deste “Norte”. “Uma série de autorizações para a instalação de novos terminais e de licença para a ampliação e modernização dos existentes vem sendo concedida desde o ano passado. O processo ainda é mais lento do que o ideal, atrelado a mais burocracia do que o desejado, mas o fato, inquestionável, é que está em curso”, ressaltou.
      Patrício explicou, ainda, que há uma clara preocupação das autoridades envolvidas, em particular da SEP (Secretaria Especial dos Portos) e a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), em imprimir celeridade a esses procedimentos, e por isso, para ele, os resultados não devem tardar. Paralelamente, mais de uma centena de contratos de terminais arrendados estão em fase final de análise visando à prorrogação, “o que garantirá mais segurança jurídica para os investidores e, portanto, mais aporte de recursos no setor”, finalizando, lembrando que que o governo estima em quase R$ 40 bilhões nos próximos dez anos o montante dos investimentos no setor portuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário