segunda-feira, 30 de março de 2015

Paranaguá recebe maior porta contêiner que já atracou em costas brasileiras

      O porto de Paranaguá (PR) vai receber o maior navio porta contêiner que já atracou em costas brasileiras, com capacidade para 14 mil contêineres. São 368 metros de comprimento por 51 metros de largura. Nos últimos quatro anos, o terminal já absorveu R$ 650,00 milhões em obras de ampliação e reforma, parte delas em execução, só de fontes públicas. Outros R$ 394 milhões, provenientes do governo federal, são obras em fase de projeto que contemplam dragagem de aprofundamento, sinalização e balizamento. As melhorias estão focadas em segurança nas operações portuárias, redução de custos e agilidade nas exportações e importações.

      O canal da Galheta — que dá acesso ao Porto de Paranaguá —, está dentro da lista de obras e passará a ter 16 metros de profundidade, um a mais do que os 15 metros atuais. A “bacia de evolução” do canal, área utilizada pelos navios para manobra e atracação, ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 metros para 14 metros. “A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte atraquem no porto, a exemplo dos navios porta contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados”, afirma Luiz Henrique Dividino, diretor-presidente do porto.

      A DTA Engenharia, vencedora da licitação, terá um prazo de seis meses para elaboração do projeto básico e 11 meses para executar a obra. O próximo passo do processo licitatório é a habilitação que está em fase de julgamento. Os ganhos com as obras concluídas já são contabilizados. “As filas de navio à espera na barra foram reduzidas abruptamente, passando de 144 navios para 36 navios. Com isso obtivemos um ganho de US$ 2,50 por saca no ano passado e esperamos repetir esse mesmo ganho em 2015”, frisa Dividino.

      Já o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, diz que “os investimentos de R$ 394 milhões farão com que o porto de Paranaguá passe a integrar definitivamente o cenário dos grandes portos do mundo”. O tráfego marítimo internacional quadruplicou nas últimas duas décadas  e os navios de carga comerciais ficaram ainda maiores, explica. Para atender a demanda, o terminal paranaense está investindo em todas as frentes de modernização”, afirma Dividino. Outro avanço é o aumento da capacidade de operação do Corredor de Exportação. “O porto de Paranaguá elevará em 33% a capacidade de operação do Corredor de Exportação”, conclui o presidente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).

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