O porto de Paranaguá (PR) vai receber o
maior navio porta contêiner que já atracou em costas brasileiras, com
capacidade para 14 mil contêineres. São 368 metros de comprimento por 51
metros de largura. Nos últimos quatro anos, o terminal já absorveu R$
650,00 milhões em obras de ampliação e reforma, parte delas em execução,
só de fontes públicas. Outros R$ 394 milhões, provenientes do
governo federal, são obras em fase de projeto que contemplam dragagem de
aprofundamento, sinalização e balizamento. As melhorias estão focadas
em segurança nas operações portuárias, redução de custos e agilidade nas
exportações e importações.
O canal da Galheta — que dá acesso
ao Porto de Paranaguá —, está dentro da lista de obras e passará a ter
16 metros de profundidade, um a mais do que os 15 metros atuais. A
“bacia de evolução” do canal, área utilizada pelos navios para manobra e
atracação, ganhará mais dois metros de profundidade com a nova
dragagem, passando de 12 metros para 14 metros. “A dragagem permitirá
que navios graneleiros de grande porte atraquem no porto, a exemplo dos
navios porta contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a
redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos
exportados”, afirma Luiz Henrique Dividino, diretor-presidente do porto.
A DTA Engenharia, vencedora da licitação, terá um prazo
de seis meses para elaboração do projeto básico e 11 meses para
executar a obra. O próximo passo do processo licitatório é a habilitação
que está em fase de julgamento. Os ganhos com as obras concluídas já
são contabilizados. “As filas de navio à espera na barra foram reduzidas
abruptamente, passando de 144 navios para 36 navios. Com isso obtivemos
um ganho de US$ 2,50 por saca no ano passado e esperamos repetir esse
mesmo ganho em 2015”, frisa Dividino.
Já o
secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, diz que “os investimentos de R$ 394
milhões farão com que o porto de Paranaguá passe a integrar
definitivamente o cenário dos grandes portos do mundo”. O tráfego
marítimo internacional quadruplicou nas últimas duas décadas e os
navios de carga comerciais ficaram ainda maiores, explica. Para atender a
demanda, o terminal paranaense está investindo em todas as frentes de
modernização”, afirma Dividino. Outro avanço é o aumento da
capacidade de operação do Corredor de Exportação. “O porto de Paranaguá
elevará em 33% a capacidade de operação do Corredor de Exportação”, conclui o presidente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).
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