quinta-feira, 26 de março de 2015

Transporte marítimo mais seguro reduz em 32% as perdas no setor em todo o mundo

      A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) divulgou o relatório anual “Safety & Shipping”, que analisa as perdas no setor de transporte marítimo em cargas acima de 100 toneladas brutas. O estudo revelou que a tendência de perdas permanece em queda, sendo apenas 75 ocorrências reportadas pelo mundo em 2014, tornando esse ano o mais seguro para o setor em comparação aos últimos dez anos. As perdas diminuíram 32% comparadas ao ano anterior, o que é bem abaixo da média do período, quando foram registradas 127 ocorrências
      As perdas no transporte caíram 50% desde 2005. Mais de um terço das perdas totais de 2014 foram nas regiões marítimas – Sul da China, Indochina, Indonésia e Filipinas (17 navios) e Japão, Coréia e norte da China (12 navios). Embarcações pesqueiras e de carga representam mais de 50% do total. A causa mais comum das perdas foi o naufrágio, totalizando 65% das perdas em 2014 (49 embarcações). Com 13 navios destruídos, o encalhamento apareceu como a segunda causa mais comum, tendo o fogo e explosões (quatro navios) em terceiro. Esses números vêm caindo de maneira significativa a cada ano.
      O documento apontou que no ano passado houve 2.773 incidentes de navegação em todo o mundo . O leste do Mediterrâneo e a região do Mar Negro foram os locais de maior incidência (490), 5% a mais, se comparado ao ano anterior. As Ilhas Britânicas, o Mar do Norte, o Canal Inglês e a Baía de Biscay ficaram em segundo lugar (465), mais de 29%, e também foram os locais de maior número de ocorrências durante a década passada.
       Uma embarcação na região dos Grandes Lagos, na América do Norte, mereceu o título de navio mais azarado. As análises indicam que a embarcação já sofreu 19 incidentes nos últimos oito anos – incluindo seis em apenas um ano. O navio já incendiou, teve falha no motor, pane na direção e até atingiu um tronco submerso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário