A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) divulgou o relatório
anual “Safety & Shipping”, que analisa as perdas no setor de
transporte marítimo em cargas acima de 100 toneladas brutas. O estudo
revelou que a tendência de perdas permanece em queda, sendo apenas 75
ocorrências reportadas pelo mundo em 2014, tornando esse ano o mais
seguro para o setor em comparação aos últimos dez anos. As perdas
diminuíram 32% comparadas ao ano anterior, o que é bem abaixo da média
do período, quando foram registradas 127 ocorrências
As perdas no transporte caíram 50% desde 2005. Mais de um terço das perdas totais
de 2014 foram nas regiões marítimas – Sul da China, Indochina, Indonésia
e Filipinas (17 navios) e Japão, Coréia e norte da China (12 navios).
Embarcações pesqueiras e de carga representam mais de 50% do total. A
causa mais comum das perdas foi o naufrágio, totalizando 65% das perdas em
2014 (49 embarcações). Com 13 navios destruídos, o encalhamento apareceu como a
segunda causa mais comum, tendo o fogo e explosões (quatro navios) em
terceiro. Esses números vêm caindo de maneira significativa a cada ano.
O documento apontou que no ano passado houve 2.773 incidentes de
navegação em todo o mundo . O leste do Mediterrâneo e a região do Mar
Negro foram os locais de maior incidência (490), 5% a mais, se comparado
ao ano anterior. As Ilhas Britânicas, o Mar do Norte, o Canal Inglês e a
Baía de Biscay ficaram em segundo lugar (465), mais de 29%, e também
foram os locais de maior número de ocorrências durante a década passada.
Uma embarcação na região dos Grandes Lagos, na América do Norte, mereceu o título de navio mais azarado. As análises indicam que a
embarcação já sofreu 19 incidentes nos últimos oito anos – incluindo
seis em apenas um ano. O navio já incendiou, teve falha no motor, pane na direção e até atingiu um tronco submerso.
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