segunda-feira, 30 de março de 2020

Países da América Latina reforçam ações para garantir operações portuárias em meio a pandemia do novo coronavírus


         Os Ministérios da Casa Civil, de Justiça e Segurança Pública, de Infraestrutura e de Saúde, no Brasil, estabeleceram uma portaria para restringir a entrada de estrangeiros pelos portos. A restrição é válida por 30 dias para estrangeiros de todas as nacionalidades, incluindo tripulações de navios. Poderá haver autorização excepcional para assistência médica ou para a conexão aérea de retorno ao país de origem.
         No México (porto de Vera Cruz, na foto), a Coordenação Geral de Portos e Marinha Mercante (CGPMM) da Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) instruiu Medidas de Prevenção e Controle em portos marítimos, para a detecção de casos suspeitos de Covid-19.
         Em comunicação com a Unidade de Capitães de Porto e Assuntos Marítimos do Secretário da Marinha, responsável por autorizar a chegada de navios aos portos, foi permitido permanecer nas áreas de ancoragem e ancoragem de cruzeiros turísticos que deixou de operar em suas rotas de serviço e facilitar o reabastecimento de suprimentos no caminho de volta aos seus portos de origem e, nos casos exigidos, foram concedidos os apoios necessários ao desembarque de passageiros.
         No Chile, o Iquique Terminal Internacional (ITI) realiza ações como controle de temperatura para seus colaboradores. Na sua vez. pias móveis foram implementadas nas áreas operacionais do porto. A iniciativa desenvolvida foi pela equipe de Prevenção e Obras Civis, juntamente com uma das empresas contratadas pelo ITI.
         No Terminal Sul do Pacífico Valparaíso (TPS), foram estabelecidas medidas de controle sanitário, que consistem no controle da temperatura, inicialmente por meio de termômetros sem contato e, atualmente, por meio de câmeras termográficas, para todas as pessoas que entram no porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário