segunda-feira, 2 de março de 2020

Impacto do coronavírus é grande golpe para o transporte marítimo de contêineres


         O impacto a curto prazo da crise da saúde do coronavírus é um grande golpe para os volumes globais de mobilização de contêineres e para as receitas das empresas de transporte. A consultoria Drewry, ao projetar esta crise, espera que o impacto a médio prazo seja gerenciável enquanto a propagação do vírus estiver contida.
         O transporte de contêineres não é tão exposto a problemas de coronavírus quanto as companhias aéreas ou o turismo, mas o impacto a curto prazo é evidente. Os dados obtidos por Drewry com os operadores portuários chineses indicam que os volumes foram reduzidos em 20-40% nas três semanas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro.
         A Drewry, assumindo uma posição sobre o desenvolvimento dessa crise, acredita que há uma probabilidade de que o vírus possa ser contido rapidamente e que, no geral, o resultado não será devastador. Antes da recente escalada de casos fora da China, as previsões econômicas já estavam diminuindo as previsões de crescimento do PIB em cerca de 0,2 a 0,8 pontos. No entanto, a rápida evolução da história significa que a maioria das previsões econômicas e comerciais se tornarão redundantes rapidamente e precisarão ser recalibradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário