O impacto a
curto prazo da crise da saúde do coronavírus é um grande golpe para os volumes
globais de mobilização de contêineres e para as receitas das empresas de
transporte. A consultoria Drewry, ao projetar esta crise, espera que o impacto
a médio prazo seja gerenciável enquanto a propagação do vírus estiver contida.
O transporte de contêineres não é tão
exposto a problemas de coronavírus quanto as companhias aéreas ou o turismo,
mas o impacto a curto prazo é evidente. Os dados obtidos por Drewry com os
operadores portuários chineses indicam que os volumes foram reduzidos em 20-40%
nas três semanas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro.
A Drewry, assumindo uma posição sobre
o desenvolvimento dessa crise, acredita que há uma probabilidade de que o vírus
possa ser contido rapidamente e que, no geral, o resultado não será devastador.
Antes da recente escalada de casos fora da China, as previsões econômicas já
estavam diminuindo as previsões de crescimento do PIB em cerca de 0,2 a 0,8
pontos. No entanto, a rápida evolução da história significa que a maioria das
previsões econômicas e comerciais se tornarão redundantes rapidamente e
precisarão ser recalibradas.
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