O surto do
vírus COVID-19 (coronavírus) tem um enorme impacto na vida econômica da China,
com muitas fábricas e fluxos logísticos ainda afetados. Como as cadeias de
suprimentos globais estão severamente perturbadas, os centros de produção e
consumo em todo o mundo começam a ser afetados pela situação na China e várias
organizações estão rastreando o efeito dominó do vírus no mercado global de
transporte marítimo de containers, gera um relatório da PortEconomics.
O número de travessias canceladas nos
portos chineses atingiu níveis sem precedentes nas últimas semanas. Dado o
tempo de navegação entre a Ásia e a Europa, seu impacto total nos portos
europeus só começará a ser visível este mês. Portanto, não apenas os números de
tráfego do primeiro trimestre poderiam ser afetados, mas também os volumes do
segundo trimestre.
De acordo com a PortEconomics, ainda
é cedo para avaliar quanto tempo a situação persistirá e quantos itinerários
cancelados serão anunciados nas próximas semanas e meses. Se a situação na
China não se normalizar no final deste mês, os efeitos nas cadeias de
suprimentos globais poderão ser notados até o outono ou o norte do inverno de
2020. Uma eventual normalização da situação na China pode levar a um aumento
repentino volumes de contêineres e uma escassez temporária de capacidade da
embarcação.
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