terça-feira, 10 de março de 2020

Cancelamentos de operações em portos chineses impactam na movimentação de terminais da Europa

         O surto do vírus COVID-19 (coronavírus) tem um enorme impacto na vida econômica da China, com muitas fábricas e fluxos logísticos ainda afetados. Como as cadeias de suprimentos globais estão severamente perturbadas, os centros de produção e consumo em todo o mundo começam a ser afetados pela situação na China e várias organizações estão rastreando o efeito dominó do vírus no mercado global de transporte marítimo de containers, gera um relatório da PortEconomics.
         O número de travessias canceladas nos portos chineses atingiu níveis sem precedentes nas últimas semanas. Dado o tempo de navegação entre a Ásia e a Europa, seu impacto total nos portos europeus só começará a ser visível este mês. Portanto, não apenas os números de tráfego do primeiro trimestre poderiam ser afetados, mas também os volumes do segundo trimestre.
         De acordo com a PortEconomics, ainda é cedo para avaliar quanto tempo a situação persistirá e quantos itinerários cancelados serão anunciados nas próximas semanas e meses. Se a situação na China não se normalizar no final deste mês, os efeitos nas cadeias de suprimentos globais poderão ser notados até o outono ou o norte do inverno de 2020. Uma eventual normalização da situação na China pode levar a um aumento repentino volumes de contêineres e uma escassez temporária de capacidade da embarcação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário