segunda-feira, 23 de março de 2020

Antaq garante que portos e navegação de cabotagem e longo curso permanecem em operação

          A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anunciou que permanecem em operação os portos públicos (inclusive os delegados), privados e demais instalações portuárias, assim como as atividades de transporte de cabotagem e longo curso. A agência recomendou que as empresas deverão atender às medidas de contenção da propagação do novo coronavírus (Covid-19), conforme orientações das autoridades sanitárias e do governo federal.
         Em nota, a Antaq esclareceu que somente a União poderá determinar o fechamento das instalações portuárias de todos os estados brasileiros ou a suspensão da prestação do serviço em linhas de transporte aquaviário interestadual e internacional. A base jurídica é o artigo 22, inciso X, da Constituição Federal, e a portaria 125, de 19 de março de 2020, da presidência da república.
         "No momento, a suspensão irrestrita do transporte de passageiros não é uma medida indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A completa suspensão desse serviço poderia prejudicar o acesso ao atendimento médico, o deslocamento de profissionais de saúde, o fornecimento de vacinas, de insumos e de medicamentos para os estados brasileiros", acrescentou a Antaq em seu comunicado.
         A Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac) informou que o modal segue ativo. As empresas associadas à Abac adotaram ações para proteger seus colaboradores e contribuir na prevenção do contágio do Covid-19, seguindo as orientações das autoridades de saúde do país. "As medidas garantem, com segurança, a continuidade dos serviços de cabotagem, sempre dentro dos princípios da prevenção e manutenção do abastecimento de produtos para a sociedade", ressaltou a associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário