quarta-feira, 4 de março de 2020

Armadores que não cumprirem norma da IMO 2020 podem ter navios multados ou detidos


         As autoridades de controle dos portos podem começar a aplicar o padrão IMO2020 desde 1º de março, tornando crime os navios usarem combustível com teor de enxofre superior a 0,5%, a menos que o navio possua um sistema de limpeza a gás (lavador). Por meio de uma declaração, a Câmara Marítima Internacional (ICS) lembrou aos armadores e operadores que qualquer embarcação considerada não conforme enfrentará a possibilidade de ser parada.
         A partir da data indicada, os órgãos de supervisão não precisarão mais comprovar o uso. O fato de uma embarcação sem um sistema de limpeza a gás não ter combustível adequado será suficiente para ser considerado uma violação da norma.
         O secretário geral do ICS, Guy Platten, comentou que "desde a introdução do IMO2020 em 1º de janeiro, os navios receberam um 'período de carência', enquanto a indústria faz a transição para o combustível com baixo teor de enxofre. A partir de 1º de março, isso não será mais o caso. Qualquer navio encontrado em infração enfrenta a possibilidade de multas graves e até de detenção ".
         Ele acrescentou que "a Câmara de Navegação Internacional foi informada de que os principais regimes de inspeção do estado do porto, incluindo o Serviço de Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) e a Autoridade de Segurança Marítima da Austrália (AMSA), deixaram claro, em termos inequívocos , que a imobilização de navios que não cumprem as normas é possível e legalmente admissível. "
         "As informações que o ICS recebeu são de que os armadores cumprem totalmente e estão prontos até 1º de março. Simplesmente lembramos aos armadores e operadores que esses novos padrões entrarão em vigor a partir de domingo, 1º de março", concluiu Platten.

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