O
Porto Alegre Airport e o Fortaleza Airport têm passado por melhorias em seus
ambientes e atendimentos, por meio da transformação digital em seus processos
de gestão. Tecnologias como a informatização em aplicações de RH
(autoatendimento) trouxeram novos arranjos organizacionais da gestão de
pessoas. Para os profissionais, as rotinas ganharam praticidade e agilidade.
Tudo isso faz parte do processo de transição do RH da Fraport Brasil,
que passou de uma atuação predominantemente operacional para modelos mais
estratégicos de gestão de pessoas. A administradora dos aeroportos tem
investido em um sistema que suporta as áreas de negócios, facilitando os
processos dentro do RH.
“A
implantação das soluções da Senior, que chamamos de Portal do RH, foi de
extrema importância para tornar mais ágeis e digitais os processos de
Gestão do Ponto, Recrutamento & Seleção e Gestão de Férias, entre outros.
Além disso, o Portal permite que os colaboradores da Fraport tenham acesso aos
seus documentos trabalhistas, como demonstrativos de pagamento, recibos de
férias e cartão ponto, a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando apenas uma
conexão de internet”, disse Felipe Zilles, gerente de RH da Fraport.
“Mais
de 10 mil empresas transformam sua maneira de fazer gestão por meio das
tecnologias da Senior. Passam pelo nosso sistema hoje cerca de 6 milhões de
folhas de pagamento. Esses números destacam a nossa forte atuação no mercado de
RH, e mais do que isso, a confiança destes profissionais na Senior”, diz
Ricardo Kremer, Head de Produto HCM na Senior.
Com
a implantação do novo sistema na rotina dos aeroportos, o RH foi totalmente
modernizado, o que eliminou processos manuais e a utilização de papel. A
Fraport Brasil passou a fornecer aos seus colaboradores informações para
rotinas mais práticas, sem a necessidade de pararem o seu tempo de trabalho
para procurar o RH. Hoje, essas informações podem ser acessadas no portal, onde
é possível fazer ajustes de ponto, manutenção de seus dados pessoais, dar e
receber feedbacks aos colegas e superiores, acessar folha de pagamento e
solicitar férias.
A
solução da Senior tem auxiliado a Fraport Brasil na Gestão dos processos de RH
em atividades diversas, como na Gestão de Ponto, que traz mais autonomia
ao colaborador, e na Gestão de Recrutamento, processo mais ágil de
divulgação das vagas e seleção de novos funcionários. Já a Gestão de Pessoas
- HCM - facilitou o cálculo da folha de pagamento e o atendimento das
obrigações legais, simplificando todo o processo de recolhimento de impostos e
as exigências do e-Social. No caso da ferramenta de Segurança e Medicina,
a empresa conseguiu automatizar os PPPs, algo que gera segurança para atender
as necessidades exigidas pelo e-Social.
“A
reformulação do aeroporto de Porto Alegre tem uma grande importância para a
capital gaúcha e fazer parte deste momento, auxiliando na transformação digital
da Gestão de Pessoas, nos deixa muito felizes. Atendemos em nossa filial no Rio
Grande do Sul, aproximadamente, 500 clientes diretos de diversos segmentos e
distribuídos por todo território gaúcho, ajudando na descentralização,
compliance-LGPD, employee experience e a digitalização do RH”, completa
Jeremias Maraschin Volpi, Head da filial da Senior no Rio Grande do Sul.
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