segunda-feira, 30 de março de 2020

Coronavírus projeta tempos difíceis para a frota global de porta-contêineres


          O mercado de frete, até agora, não foi seriamente afetado pela pandemia de coronavírus (Covid-19), com uma demanda robusta por tonelagem de contêineres, o que ajuda a manter um nível bastante alto de atividade, especialmente na Ásia. No entanto, a situação pode mudar rapidamente, alerta o boletim semanal da Alphaliner, que o MundoMarítimo acessa exclusivamente.
          Com 190 países afetados pela epidemia de Covid-19, mais de 1 bilhão de pessoas precisam se restringir em todo o mundo, centenas de milhares perdem seus empregos e têm que cortar gastos, a demanda por bens de consumo inevitavelmente cairá. especialmente em grandes mercados como a Europa e os Estados Unidos, que são bastante afetados pelo vírus.
          Levando em conta os milhões de produtos que viajam por mar todos os anos, isso afetará a demanda por transporte marítimo e, em particular, transporte de contêineres, com um efeito em cadeia no mercado de frete para navios contêineres.
          A atividade já começou a diminuir no Atlântico, pois a Europa foi violentamente atingida pelo vírus. Navios menores são especialmente impactados, mas a redução na demanda por tonelagem maior também pode ser afetada em breve. A situação é um pouco melhor na Ásia, onde a contenção relativamente bem-sucedida da epidemia de Covid-19 nas últimas semanas ajudou a manter a demanda por transporte de contêineres em um nível razoavelmente bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário