segunda-feira, 30 de março de 2020

Mercado global deve seguir sendo fonte estável de fornecimento de alimentos, diz FAO


         Durante a cúpula virtual extraordinária do G20 sobre o coronavírus (Covid-19), o diretor geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Qu Dongyu, convidou os líderes dos países do G20 a adotarem medidas para manter os sistemas alimentares globais funcionando adequadamente em meio à crise do vírus.
         "A pandemia de Covid-19 está afetando os sistemas alimentares e todas as dimensões da segurança alimentar no mundo. Nenhum país está imune. Temos que garantir que as cadeias de valor alimentar não sejam interrompidas e continuem funcionando bem, e promover a produção e disponibilidade de alimentos diversificados, seguros e nutritivos para todos ", acrescentou.
         Além disso, ele alertou que os confinamentos e restrições de movimento podem atrapalhar a produção, processamento, distribuição e venda de alimentos, o que pode ter um impacto imediato e sério sobre as pessoas com mobilidade reduzida. "Os pobres e vulneráveis ​​serão os mais afetados, e os governos devem fortalecer os mecanismos de segurança social para garantir seu acesso aos alimentos", afirmou.
         Dongyu esclareceu que os mercados mundiais são bem supridos, mas reconheceu que há preocupação. O diretor lembrou que, durante a crise global de 2008, a incerteza provocou uma onda de restrições à exportação por alguns países, enquanto outros começaram a importar alimentos compulsivamente. Para não se repetir, insiste na implementação de medidas que garantam que o mercado mundial continue sendo uma fonte transparente, estável e confiável de suprimento de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário