terça-feira, 3 de março de 2020

Marinha garante que navio encalhado não apresenta vazamentos

          A Marinha informou que a situação do navio MV Stellar Banner, encalhado a 100 quilômetros da costa de São Luís (MA), permanece estável. De acordo com a autoridade marítima, o monitoramento feito por embarcações e o sobrevoo de aeronave, realizados no último domingo (1º), confirmaram a ausência de vazamentos de óleo ou minério. As barreiras de contenção, colocadas preventivamente, continuam dispostas sobre o mar.
          Segundo o último boletim divulgado pela Marinha, mergulhadores darão início aos trabalhos de inspeção da embarcação para que sejam identificados os danos no casco e compartimentos alagados. As equipes realizam a selagem (vedação) de um grupo de suspiros dos tanques de combustível, bem como o reforço nas travas de fechamento dos porões de carga da embarcação.
         O navio hidroceanográfico Garnier Sampaio chegou à área de ação para reforçar o apoio às ações desenvolvidas, juntamente com os demais meios navais empregados. Ao todo, a Marinha empregou 255 militares, além do navio de apoio oceânico Iguatemi, do navio hidroceanográfico Garnier Sampaio, uma aeronave UH-15 e sete embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão.
         A 5ª reunião na capitania dos portos local, realizada no último domingo, contou com representantes da Vale, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Ardent Global, gerência ambiental do Porto do Itaqui e agentes marítimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário