quinta-feira, 5 de março de 2020

Coronavirus atinge economias de países em vários continentes


          Além de seus efeitos preocupantes na vida humana, a nova cepa de coronavírus (COVID-19) tem potencial para desacelerar significativamente não apenas a economia chinesa, mas também a economia mundial. É que a China se tornou o centro de manufatura de muitos operações de negócios globais.
          Espera-se que qualquer perturbação da produção da China tenha impacto em outros lugares por meio de cadeias de valor regionais e globais, relata uma nota técnica da UNCTAD intitulada impacto comercial global da epidemia de Coronavírus (COVID-19).
          Segundo a publicação, os dados mais recentes indicam uma queda substancial na produção da China. O Índice de Gerenciamento de Compras de Manufatura da China (PMI), um índice crítico de produção, caiu cerca de 22 pontos em fevereiro. Esse índice está altamente correlacionado com as exportações e essa queda implica uma redução das exportações em torno de 2% anualmente.
          Em outras palavras, a queda observada em fevereiro distribuída ao longo do ano equivale a -2% da oferta de bens intermediários. Os indicadores de transporte marítimo também sugerem uma redução nas exportações chinesas para o mês de fevereiro.
          As velas dos navios porta-contêineres em Xangai foram substancialmente mais baixas na primeira quinzena de fevereiro e aumentaram na segunda. No entanto, o Índice de Carga Contida de Xangai (exportação) (SCFI) continua em declínio, indicando um excesso de capacidade de transporte marítimo e uma menor demanda por navios porta-contêineres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário