quarta-feira, 1 de julho de 2015

Paraná ganhará novo terminal de contêineres privado, o Porto Pontal, um investimento de R$ 1,5 bilhão

       O estado do Paraná ganhará um novo porto privado. Com lançamento da pedra fundamental previsto para o último trimestre de 2015, o Porto Pontal deverá ser um dos terminais mais modernos da América Latina e o primeiro do país a operar sobre trilhos. Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o complexo irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do Brasil.

        O mais novo terminal portuário prevê aproximar o estado das grandes rotas mundiais de comércio. Equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança, a obra vai atender o maior produtor e exportador de frangos do país. Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), de janeiro a maio deste ano o Paraná exportou mais de 550 mil toneladas de frangos.

      O novo porto terá 5 mil tomadas reefer, essencial para abrigar contêineres refrigerados. “Além de toda tecnologia e dos equipamentos de ponta integrados com todo o sistema operacional, o impacto ambiental de Pontal também será menor, já que os contêineres são a forma mais limpa, segura e eficiente de transporte”, explica Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal.

       Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Sua localização privilegiada e estratégica para o Mercosul gera uma economia de mais de uma hora para atracação em relação ao Porto de Paranaguá. Com cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, a profundidade permanente do calado é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações.

       A primeira etapa da obra do Porto Pontal, com finalização prevista para o segundo semestre de 2017, vai envolver a implantação de dois terços da estrutura total do terminal e possibilitar a movimentação de 700 mil Teus. Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de Teus, com 56 RMG, 10 portêineres e 80 terminal tractors. “Será um grande avanço no setor portuário. Mesmo com as dificuldades que o Brasil enfrenta, Porto Pontal simboliza a confiança que temos no futuro do país”, garante o diretor do Porto Pontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário