O estado do Paraná ganhará um novo porto privado. Com lançamento
da pedra fundamental previsto para o último trimestre de 2015, o Porto
Pontal deverá ser um dos terminais mais modernos da América Latina e o
primeiro do país a operar sobre trilhos. Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o complexo irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² e contará com
um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de
contêineres do Brasil.
O mais novo terminal portuário prevê aproximar o
estado das grandes rotas mundiais de comércio. Equipado com RMG (rail
mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência
mundial por sua eficiência e segurança, a obra vai atender o maior
produtor e exportador de frangos do país. Segundo dados do Sindicato
das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), de janeiro a
maio deste ano o Paraná exportou mais de 550 mil toneladas de frangos.
O novo porto terá 5 mil tomadas reefer, essencial para abrigar
contêineres refrigerados. “Além de toda tecnologia e dos equipamentos de
ponta integrados com todo o sistema operacional, o impacto ambiental de
Pontal também será menor, já que os contêineres são a forma mais limpa,
segura e eficiente de transporte”, explica Ricardo Bueno Salcedo,
diretor do Porto Pontal.
Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta
do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do
alto-mar. Sua localização privilegiada e estratégica para o Mercosul
gera uma economia de mais de uma hora para atracação em relação ao Porto
de Paranaguá. Com cais de mil metros e três berços para atracação
simultânea de navios, a profundidade permanente do calado é de 16
metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações.
A primeira etapa da obra do Porto Pontal, com finalização prevista
para o segundo semestre de 2017, vai envolver a implantação de dois
terços da estrutura total do terminal e possibilitar a movimentação de
700 mil Teus. Operando integralmente, sua capacidade máxima de
movimentação será de 2 milhões de Teus, com 56 RMG, 10 portêineres e 80
terminal tractors. “Será um grande avanço no setor portuário. Mesmo com
as dificuldades que o Brasil enfrenta, Porto Pontal simboliza a
confiança que temos no futuro do país”, garante o diretor do Porto
Pontal.
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