sexta-feira, 3 de julho de 2015

Expansão do Porto de São Sebastião terá investimentos de R$ 1 bilhão

       A licitação para a construção e a exploração de um novo terminal no porto de São Sebastião deve render investimentos de R$ 1 bilhão ao complexo, que fica no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Esse projeto, os planos de expansão do porto e suas ações ambientais foram discutidos durante visita do ministro dos Portos, Edinho Araújo, à região. O ministro foi recebido pelo diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, por outros executivos da Autoridade Portuária e pelo prefeito de Ilhabela (SP), Antonio Colucci.

       O arrendamento do terminal, que integra o plano de crescimento do complexo portuário, faz parte do segundo bloco de concessões do Governo Federal. Trata-se de uma área de 250 mil metros quadrados, com dois berços de atracação e profundidade variando de 18 a 19 metros. A previsão é que a instalação movimente 9 milhões de toneladas em cargas soltas ou conteinerizadas por ano. O prazo de arrendamento será de 25 anos. O plano de expansão prevê ampliar a área ocupada pelas instalações dos atuais 100 mil metros quadrados para 300 mil metros quadrados em uma primeira fase e, depois, para 400 mil metros quadrados. No futuro, poderá chegar a 800 mil metros quadrados. Esse aumento ocorrerá em etapas, de acordo com as necessidades portuárias e a atratividade das cargas.

        “O Porto de São Sebastião tem um potencial imenso e o Brasil possui uma demanda aquecida por investimentos portuários. Licitaremos com certeza novas áreas neste porto já no primeiro semestre de 2016, buscando sempre o desenvolvimento e a geração de empregos e renda”, afirmou o ministro. O presidente da Docas de São Sebastião pediu que a Secretaria de Portos (SEP) adiante o arrendamento da área. Ele quer que, ainda neste semestre, o processo seja colocado em consulta pública e a concorrência, realizada. “Pedi a antecipação do arrendamento para este ano, mas o ministro falou que vai respeitar o cronograma (do Governo Federal). O não eu já tenho, mas vou insistir na consulta pública para este ano”, destacou Tércio.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário