quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Fiesp promove seminário sobre transporte ferroviário


          A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) promove, em parceria com a AEAMESP, o II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, dia 23 (quinta-feira), a partir das 13h40, durante a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no Auditório da UNIP que debaterá o transporte ferroviário de cargas. A semana, que tem início dia 21, segue até dia 24, na Universidade Paulista (UNIP) – Campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso), na cidade de São Paulo.
 O seminário discutirá a urgente necessidade de reequilíbrio da matriz de transportes, por meio da ampliação do transporte de carga pelas ferrovias, ampliando o tráfego de contêineres, combustíveis e outros produtos.. A abertura contará com Luís Felipe Valerim (Departamento de Infraestrutura - Deinfra, da Fiesp) e Pedro Machado (presidente da AEAMESP).
 Na sessão, com o tema "O Potencial para Short Lines no Mercado Brasileiro", será debatido como houve o desenvolvimento de corredores de grande densidade de tráfego, enquanto vários trechos ficaram subutilizados ou inoperantes e como, com a devolução desses trechos, criar alternativas para torná-los viáveis. Essa parte será coordenada por Jean Pejo, secretário-geral no Brasil da Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF).
 Durante a sessão, Dalmo Marchetti, gerente setorial de Transportes e Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fala sobre a "Visão do BNDES no Planejamento da Infraestrutura Ferroviária"; o consultor Frederico Bussinger aborda o "Histórico e papel atual das ‘short lines’ no mercado norte-americano"; e Francisco Luiz da Costa, gerente de Planos e Projetos da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, fala sobre a "Devolução de trechos subutilizados: como gerar novos negócios na ferrovia?".
 A segunda sessão sobre o tema "Diversificação de Cargas e Corredores de Integração Regional" mostrará necessidade do reequilíbrio da matriz de transportes por meio da transferência de carga geral para as ferrovias, ampliando o tráfego de contêineres, combustíveis e outros produtos.
 Essa parte será coordenada por Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), e contará com Guilherme Penin, diretor Regulatório e Institucional da RUMO; Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS Logística; Silvana Alcântara, diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade VLI Multimodal; e um representante da VALE, que debatem "O plano de negócios com a renovação das concessões". Além disso, Ricardo Kenzo, conselheiro do Instituto de Engenharia (IE), aborda "Ocupação do território nacional pela ferrovia"; Adailton Cardoso, da EPL, fala sobre "Como tornar realidade as metas do PNL?'. Eles, juntamente com Guilherme Quintella, presidente da Estação da Luz Participações (EDLP), debatem "A ferrovia integrando os terminais aos portos".
 Com o tema “A Evolução Passa Por Aqui”, a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e acontecerá conjuntamente com a MetroferrLounge Experience 2018. O evento objetiva alinhar todos os agentes envolvidos para que essa evolução, que se deu no âmbito do atendimento, serviços, tecnologia e desenvolvimento de cidades, seja ampliada para a construção dos próximos 50 anos, o evento valorizará a ação dos agentes do setor, desde a implantação do primeiro sistema de metrô do Brasil, 50 anos atrás, até os dias de hoje. Serão cinco painéis, três seminários e 66 trabalhos técnicos reunidos em oficinas sobre os mais diversos temas.
 O público consistirá de presidentes e dirigentes de empresas, engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participarão representantes de órgãos públicos do Executivo e do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma. Conheça a programação no site:semanadetecnologia.com.br/24semana/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário