terça-feira, 14 de agosto de 2018

Assessor de Trump e embaixador turco nos Estados Unidos discutem crise entre os dois países


          O assessor de segurança nacional do governo dos Estados Unidos, John Bolton, se reuniu com o embaixador da Turquia em Washington, Serdar Kilic, para discutir as tensões entre os dois países. "A pedido do embaixador turco, John Bolton se reuniu hoje com o embaixador Serdar Kilic, da Turquia, na Casa Branca. Eles discutiram a prisão na Turquia do pastor Andrew Brunson e o estado das relações entre os Estados Unidos e o país", indicou em breve comunicado a porta-voz do governo americano, Sarah Sanders.
          Os EUA exigem da Turquia a libertação de Brunson, preso no país há dois anos sob acusações de terrorismo. E, nas últimas semanas, o governo americano impôs sanções e bloqueou ativos de dois ministros turcos, além de duplicar  as tarifas sobre o aço e alumínio importados do país. A decisão ampliou a desconfiança dos investidores sobre a economia turca, acelerando a desvalorização da lira, a moeda local, que caiu mais de 25% em relação ao dólar desde o início do mês.
          O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, alertou que não hesitará em responder se o governo americano seguir neste caminho. Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, declarou que o país fez o "suficiente" para tentar superar as tensões com o governo de Donald Trump. "Estamos abertos à diplomacia e ao consenso, mas aceitar imposições está fora de discussão", disse Çavusoglu.
          O chanceler também falou sobre outro ponto de discórdia entre os dois países – o apoio da Casa Branca às milícias curdas na Síria. A Turquia considera os grupos organizações terroristas. "Quanto aos assuntos que concernem à segurança do nosso país, os EUA tomaram uma posição que está longe de ser construtiva", disse. Outro desentendimento  é a recusa da Turquia em deixar de fazer comércio com o Irã, o que contraria a política americana de isolar o país por meio de sanções econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário