Especializada
em operações logísticas que integra ferrovias, portos e terminais a VLI está
modernizando a frota de locomotivas da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Até
abril de 2019 serão adicionadas 26 novas máquinas. A chegada desses ativos
ocorre por meio de parcerias com a MRC e a CAT Financial, em contratos de
aluguel com opção de compra. As locomotivas vão aumentar a capacidade de
escoamento de cargas do agronegócio, siderurgia e produtos industrializados
para os portos de Tubarão, no Espírito Santo, e o Tiplam, no litoral santista.
“Nos últimos anos temos atuado forte para modernizar
a frota de locomotivas da FCA com o objetivo de gerar mais capacidade de
atendimento para escoar cargas na ferrovia. Nesses lotes contamos com máquinas
modernas e produzidas no país. Iniciativas como essa estimulam a indústria
nacional, além de tornar nossas atividades mais sustentáveis e econômicas”,
destaca Gustavo Serrão, diretor de Operações Ferroviárias.
Da fábrica da GE em Contagem, região
metropolitana de Belo Horizonte, 11 locomotivas modelo ES43 BBi – primeiras
unidades desse modelo na FCA – vão entrar na operação entre agosto e outubro.
Após os testes, elas vão seguir com carga para o corredor Centro-Sudeste, no
interior de São Paulo.
Com potência de 4.300 hp, as ES43 BBi
são 30% mais eficientes do que as locomotivas que estão sendo substituídas.
Esse modelo conta com tração de corrente alternada, controle de eixo individual
e motor diesel Evolution. Tais melhorias garantem uma locomotiva com mais
esforço trator e melhor eficiência. Cada máquina tem 24,7 metros de comprimento,
pesa 196 toneladas e uma composição com duas locomotivas pode tracionar até 82
vagões carregados (equivalente a cerca de 240 caminhões).
As novas locomotivas ES43 BBi irão
atender ao fluxo crescente de açúcar entre o Terminal Integrador em Guará e o
Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), situado no porto
de Santos. De 2013 a 2017, a VLI dobrou o volume de açúcar transportado para
diferentes clientes: de 2,3 milhões para 4,6 milhões de toneladas. Nesse
contexto de empresa referência no transbordo desse produto, em junho, a VLI
assinou um acordo com a Tereos, segunda maior produtora de açúcar do mundo,
para o transporte de 1 milhão de toneladas de açúcar bruto por ano. A parceria
contempla a construção de dois armazéns em São Paulo, um no terminal de Guará,
com capacidade de 80 mil toneladas, e outro no Tiplam, com capacidade de 114
mil toneladas.
Já as 15 locomotivas SD70 BB da EMD –
modelo amplamente utilizado nas Ferrovia Centro-Atlântica e Ferrovia Norte-Sul,
vão rodar também no corredor Centro-Leste. Essa rota conecta
cargas do agronegócio ao Complexo de Tubarão, em Vitória, atende
demandas da siderurgia entre outros setores. Em 2017, a VLI movimentou cerca de
18 milhões de toneladas neste corredor. A entrega desse lote começou em março
deste ano e terminará em abril de 2019. As máquinas têm 24 metros de
comprimento, potência de 4400 hp, pesam 196 toneladas e uma composição com três
locomotivas pode tracionar até 90 vagões carregados (equivalente a cerca de 270
caminhões).
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