Com uma expectativa de
negociar US$ 400 mil nos próximos meses com calçadistas brasileiras, um dos
maiores grupos de e-commerce
dos Estados Unidos, o Revolve.com, participou, entre os dias 20 e 22 de agosto,
do Projeto Comprador Vip. Cumprindo agenda de visitas a fábricas e showrooms nas regiões do
Vale do Sinos e Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, o consultor de
produtos, Kevin Patera, contratado pela empresa para buscar novos fornecedores
no Brasil, veio em busca de calçados femininos para compor o mix da marca Raye,
pertencente ao grupo de e-commerce. A iniciativa foi uma promoção do Brazilian
Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação
Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, que acompanhou
o consultor, explica que a marca Raye trabalha, basicamente, com calçados
asiáticos, e viu no Brasil uma oportunidade de, além de melhorar a qualidade
dos produtos, obter ganhos com a logística, já que o produto brasileiro tem
mais flexibilidade nos volumes e entrega muito mais rápida do que o importado
da Ásia. “A valorização do dólar também ajudou, já que os preços ficaram mais
competitivos”, avalia. A expectativa colocada por Kevin é de que essas reuniões
se transformem em negociações em breve. “Ele aponta a importação de US$ 400 mil
já nos próximos meses, com grandes possibilidades de recompra de volumes ainda
maiores no futuro”, conta a analista, ressaltando que, como o grupo possui mais
marcas, além da Raye, o projeto pode ser uma porta de entrada para mais
empresas verde-amarelas no gigante do e-commerce
estadunidense.
Considerado o segundo maior mercado para calçados do mundo, com mais de 2
bilhões de pares consumidos anualmente - é o maior em valor gerado, com mais de
US$ 80 bilhões por ano - os Estados Unidos vêm diminuindo as importações de
calçados da China nos últimos anos. Conforme o relatório World Footwear, nos
últimos cinco anos a queda nas importações de calçados chineses pelos Estados
Unidos chegou a 12%. Segundo Ruisa, a tendência de queda de ser acentuada em
função da guerra comercial travada pelo país contra o Tigre Asiático “Abre uma
oportunidade importante para o calçado brasileiro”, conclui a analista.
Entre janeiro e julho de 2018, os norte-americanos importaram 5,3 milhões de
calçados brasileiros, pelos quais foram pagos US$ 85,5 milhões, quedas de 13,5%
em volume e de 23,4% em receita no comparativo com igual período do ano
passado. Por outro lado, o preço médio do produto é US$ 16, muito acima da
média geral, US$ 9. Participaram da iniciativa as marcas Carrano, Viviar, Cristófoli, Luz da Lua,
Werner, Tabita, Vicenza, Guilhermina, Dumond, Capodarte, Jorge Bischoff, Smidt
Shoes e Stephanie Classic.
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