Os países
do Oriente, especialmente a China, estão entre os principais destinos e origens
das cargas movimentadas no Porto de Santos atualmente. Para ampliar o comércio
exterior com elas, mais um navio de grande porte começa a operar nesta rota significativa
ao transporte de contêineres. Apesar da importância econômica, a ampliação
deste comércio depende ainda de readequações no canal do complexo portuário
santista, segundo executivos do setor.
A nova embarcação é o HMM Promisse,
que está em sua viagem inaugural e, nessa terça-feira (14) , atracou no
terminal DP World Santos, na Margem Esquerda do Porto, na Área Continental do
município. “Ele se destaca pela capacidade e consolida a necessidade que temos
de navios maiores. Essa é a tendência e os terminais têm que estar preparados
para isso”, avalia o gerente comercial da DP World Santos, Marcelo Procópio.
O executivo explica que o terminal já
realizou simulados, em laboratórios da Universidade de São Paulo, comprovando
que pode receber esses navios maiores. Atualmente, trata dessa questão com a
Praticagem e a Autoridade Portuária. A empresa, que nos últimos três anos vem
recebendo todos os navios de grande porte que passam pelo cais santista,
garante que hoje teria capacidade de operar navios de maiores dimensões. Mas o
entrave é a limitação da largura do primeiro trecho do canal do Porto.
“Se os detalhes técnicos fossem
resolvidos, hoje, em termos de equipamentos, a DP World estaria pronta e teria
condições de operar navios de 20 mil teus”, afirma. Lançado em 5 de julho, no
Porto de Busan, na Coreia do Sul, o Promisse foi construído pelo estaleiro
Hanjin Heavy Industries & Construction nas Filipinas. Com capacidade para
11 mil teus, 329 metros de comprimento e 48 metros de largura, foi planejado
para atender às normas internacionais de proteção ambiental da Organização
Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), que passarão a vigorar a
partir de 2020. Ele é equipado com sistemas que reduzem as emissões de enxofre e
que proporcionam economia de energia.
Para reforçar a rota América-Extremo
Oriente, o armador sul-coreano Hyundai Merchant Marine também finalizou o navio
HMM Blessing com as mesmas configurações. Ele foi lançado no início de julho e
vai atender a costa oeste da América do Sul. Com uma frota de 70 navios, a
empresa coreana é considerada o 10º maior armador do mundo e já conta com
embarcações de 20 mil TEU.
Em sua primeira passagem por Santos,
o Promissse irá descarregar 2.167 contêineres e embarcar 12. Os trabalhos devem
terminar por volta das 10 horas, quando deixará a região seguindo para o Porto
de Paranaguá, no Paraná. Depois, o navio vai para Uruguai e Argentina. Em
seguida, retornará ao Brasil, escalando no cais santista no fim do mês, para
embarcar 2 mil contêineres com destino à Malásia, à Cingapura e à China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário