O
Canal do Panamá cumpriu outra importante etapa do projeto de construção da
Ponte Atlântico, com o erguimento a estrutura sobre a via aquática na província
de Colón. A obra consiste no desenho e execução de uma passagem veicular de
concreto e quatro pistas.
O
complexo inclui a conexão com a aproximação oeste da ponte com a rodovia na
bacia da Costa Baixa de Colón e uma ponte sobre o rio Chagres, no vertedouro de
Gatún. A terceira ponte sobre o Canal do Panamá está umbicada na província de
Colón aproximadamente a três quilômetros ao norte dos complexos de eclusas de
Gatún e Água Clara.
A
construção se iniciou em maio de 2013 e registra até agora 90% do total
previsto concluído na estrutura e 86% nos viadutos de acesso à travessia. A
ponte é uma obra prevista em lei de julho de 2006, que aprovou a proposta da
terceira passagem sobre as eclusas.
A
lei autorizou a Autoridade do Canal de Panamá (ACP) a desenvolver os estudos
necessários para identificar a opção mais conveniente a fim de estabelecer ou
um cruzamento veículos já fora da ponte, ou um túnel no extremo Atlântico do
Canal. As obras contribuíram para impulsionar o desenvolvimento do setor
Atlântico ao oferecer uma conexão com o resto do país, potenciando atividades
comerciais, agropecuárias e turísticas.
Neste sentido, a obra beneficiará os moradores de 495 comunidades, e
mais de 40 mil habitantes da Costa Baixa de Colón e representará um incremento
na atividade turística de locais e estrangeiros. A estrutura se converterá em
um ícone de entrada à via aquática pelo setor Atlântico, e será a primeira
superestrutura visível que antecede os complexos de eclusas do setor.
Neste aspecto, a obra representará o recorde mundial como ponte de
concreto, com quatros pistas. Em relação aos detalhes técnicos, ainda, a obra
terá 1.050 metros de extensão antecedida por viadutos de acesso que, ao todo,
abrangerá mais de 3 quilômetros de estruturas cimentadas em 41 pontos
diferentes, inlcuindo 4 estribos.
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