segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Construção da Ponte Atlântico sobre o Canal do Panamá está com 90% das obras terminadas


          O Canal do Panamá cumpriu outra importante etapa do projeto de construção da Ponte Atlântico, com o erguimento a estrutura sobre a via aquática na província de Colón. A obra consiste no desenho e execução de uma passagem veicular de concreto e quatro pistas.
          O complexo inclui a conexão com a aproximação oeste da ponte com a rodovia na bacia da Costa Baixa de Colón e uma ponte sobre o rio Chagres, no vertedouro de Gatún. A terceira ponte sobre o Canal do Panamá está umbicada na província de Colón aproximadamente a três quilômetros ao norte dos complexos de eclusas de Gatún e Água Clara.
          A construção se iniciou em maio de 2013 e registra até agora 90% do total previsto concluído na estrutura e 86% nos viadutos de acesso à travessia. A ponte é uma obra prevista em lei de julho de 2006, que aprovou a proposta da terceira passagem sobre as eclusas.
          A lei autorizou a Autoridade do Canal de Panamá (ACP) a desenvolver os estudos necessários para identificar a opção mais conveniente a fim de estabelecer ou um cruzamento veículos já fora da ponte, ou um túnel no extremo Atlântico do Canal. As obras contribuíram para impulsionar o desenvolvimento do setor Atlântico ao oferecer uma conexão com o resto do país, potenciando atividades comerciais, agropecuárias e turísticas.
          Neste sentido, a obra beneficiará os moradores de 495 comunidades, e mais de 40 mil habitantes da Costa Baixa de Colón e representará um incremento na atividade turística de locais e estrangeiros. A estrutura se converterá em um ícone de entrada à via aquática pelo setor Atlântico, e será a primeira superestrutura visível que antecede os complexos de eclusas do setor.
           Neste aspecto, a obra representará o recorde mundial como ponte de concreto, com quatros pistas. Em relação aos detalhes técnicos, ainda, a obra terá 1.050 metros de extensão antecedida por viadutos de acesso que, ao todo, abrangerá mais de 3 quilômetros de estruturas cimentadas em 41 pontos diferentes, inlcuindo 4 estribos.

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