O Tecon Rio Grande, terminal de
contêineres do Grupo Wilson Sons, comprou o software Sigga, destinado à gestão
de ativos e manutenção. Integrado ao sistema SAP, o programa permite gerar
ordens de manutenção, reserva de materiais e apontamento da mão de obra por
meio de um dispositivo móvel e em tempo real. O Sigga faz parte do Projeto
Eficiência da Manutenção (PEM) e contou com investimento de R$ 865 mil. O Tecon
Rio Grande foi o primeiro terminal portuário do país a implantar o programa.
Recentemente, a tecnologia também começou a ser utilizada pelo Tecon Salvador.
O projeto foi
desenvolvido durante dois anos, incluindo etapas de benchmarking, planejamento,
cotação de suprimentos, instalação, configuração, treinamento, testes e
lançamento (Go live). Nos primeiros seis meses de uso do Sigga, o terminal
apresentou melhoria nos indicadores de desempenho de manutenção, redução
de backlog (colocar em dia os planos de manutenção), diminuição dos
números de intervenções emergenciais, além de aumento do controle de materiais
e adequação das equipes de manutenção.
De acordo com
Romildo Bondan, diretor de operações do Tecon Rio Grande, a tecnologia viabiliza,
entre outras coisas, mensurar com maior precisão a taxa de ocupação da mão de
obra. “O Sigga possibilita adequar e reestruturar os turnos de trabalho com
base em dados do sistema, aumentar o engajamento da força de trabalho a partir
de indicadores de performance e melhorar a eficiência”, explica.
O Projeto
Eficiência da Manutenção é desenvolvido há sete anos e faz parte do processo de
melhoria contínua do terminal. Segue os pilares do World Class Maintenance
(WCM), que une as melhores práticas de gestão de ativos do mundo, gerando maior
produtividade, confiabilidade e qualidade.
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