quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Vinícolas do Uruguai promovem festival "tannat" em cidades brasileiras

            O Festival Tannat Tour Brasil 2018 acontece nas cidades de São Paulo, Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), com a participação de 25 vinícolas dos departamentos uruguaios de Montevidéu, Maldonado, Canelones e Rivera. Os produtores do país vizinho apresentam ao mercado brasileiro, a delicadeza a rusticidade do vinho tannat, produzido por lá.        
          Dentre os estabelecimentos presentes, 10 são associados ao programa Los Caminos Del Vino (www.loscaminosdelvino.uy). A primeira atividade agendada no Tannat Tour ocorre nesta quinta-feira, 9, no Rio de Janeiro no marco do Rio Festival Wine & Food. A Masterclass será ditada pelo jornalista Marcelo Copello, o evento é fechado para especialistas do setor.
            No dia 14 de agosto, a Masterclass acontece sob o comando de Federico Moura e Diego Arrebola (melhores sommeliers do Uruguai e Brasil de 2018). As bodegas associadas participantes serão Artesana, Alto de la Ballena, Carrau, Cerro Chapeu, Família Dardanelli, De Lucca, Juanicó / Família Deicas, Marichal e Pizzorno. Será no Intercontinental Hotel e logo depois será aberto para a degustação dos vinhos do vizinho.  Dia 15 de agosto o evento ocorrerá em Campinas, será um Walkaround no Vitória Hall.
       Os vinhos uruguaios são ideais para acompanhar as deliciosas carnes, especialmente as daquele país, reconhecidas entre as melhores mundialmente. Das cepas que têm se destacado e ganhado um posicionamento internacional, sobressai o Tannat de característica intensa, potente, séria e austera. Esta cepa, originária do sudoeste da França, foi introduzida em meados do século XIX, e seu cultivo teve tanto sucesso que atualmente o Uruguai é o maior produtor em nível mundial da variedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário