quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Movimentação de cargas nos terminais marítimos de Portugal cai 9,8% em 2018


          Os portos portugueses movimentaram 29,8 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros quatro meses do ano, uma queda de 9,8% em relação a igual período de 2017. De acordo com os dados publicados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, em abril, a movimentação de mercadorias cresceu 8,8% na comparação com março, mas registrou diminuição de 6,8% face a abril do ano passado.
          A influenciar esta dinâmica negativa esteve, sobretudo, o comportamento negativo registrado no porto de Sines, que apresentou uma redução na movimentação de mercadorias de cerca de 18%. Segundo a AMT, esta queda “é reflexo da diminuição no tráfego de Carga Conteinerizada (-22,2%) e ainda nos Produtos Petrolíferos (-15,5%) e no Carvão (-26%). Os portos de Leixões e Aveiro, por sua vez, foram os únicos a registrar crescimentos, com uma evolução de 0,4% e 8,7%, respectivamente.
          A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes indica ainda que, com estes resultados, o porto de Sines vê a sua quota de mercado cair para 50% do total do sistema portuário do Continente, menos 5% do que no período homólogo. O porto de Leixões, por outro lado, é a unidade portuária que mais ganha quota de mercado, crescendo 2,1% e passando a representar 20,9% do mercado portuário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário