As medições no porto de Gothenburg, na Suécia, revelaram que as emissões de enxofre
dos navios caíram 80% desde que regras mais rigorosas entraram em vigor
na virada do ano. O teor de enxofre no combustível foi reduzido de 1,0% para 0,1% na
área do transporte marítimo de curta distância em torno do complexo
(Báltico, Mar do Norte e Canal Inglês). As medições indicaram ainda que as
emissões de enxofre caíram 80% no porto. Elas são realizadas
usando um ‘ sniffer’ localizado no Älvsborg Fortress, no canal de
navegação que leva ao porto.
O sniffer foi desenvolvido pela Chalmers University of Technology com
o apoio da Vinnova, a Agência de Proteção Ambiental da Suécia e a
Autoridade Portuária de Gothenburg. O sniffer mede os níveis de enxofre e
dióxido de carbono nas emissões de gases, revelando, assim, o teor de
enxofre no combustível. Durante as primeiras semanas deste ano, a pluma
de emissão de cerca de 200 navios de passagem foi medida. A estimativa é
que 80% deles foram aprovados enquanto que, 20% das emissões de enxofre
eram demasiadamente elevadas.
“É extremamente positivo ver que as novas regras estão tendo esse
efeito e que as emissões de enxofre estão caindo. Ao mesmo tempo, ainda
há incerteza quanto ao sistema de controle para os navios que não estão
cumprindo as regras. A indústria tem razões para estar preocupada que as
companhias de navegação de menor gravidade não vão seguir as regras e
que isso vai levar a uma distorção da concorrência “, afirmou Edvard
Molitor, Gerente Sênior de Meio Ambiente do Porto de Gothenburg.
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