quarta-feira, 11 de março de 2015

Emissões de enxofre de navios caem 80% em porto sueco com regras ambientais mais rigorosas

      As medições no porto de Gothenburg, na Suécia, revelaram que as emissões de enxofre dos navios caíram 80% desde que regras mais rigorosas entraram em vigor na virada do ano. O teor de enxofre no combustível foi reduzido de 1,0% para 0,1% na área do transporte marítimo de curta distância em torno do complexo (Báltico, Mar do Norte e Canal Inglês). As medições indicaram ainda que as emissões de enxofre caíram 80% no porto. Elas são realizadas usando um ‘ sniffer’ localizado no Älvsborg Fortress, no canal de navegação que leva ao porto.
      O sniffer foi desenvolvido pela Chalmers University of Technology com o apoio da Vinnova, a Agência de Proteção Ambiental da Suécia e a Autoridade Portuária de Gothenburg. O sniffer mede os níveis de enxofre e dióxido de carbono nas emissões de gases, revelando, assim, o teor de enxofre no combustível. Durante as primeiras semanas deste ano, a pluma de emissão de cerca de 200 navios de passagem foi medida. A estimativa é que 80% deles foram aprovados enquanto que, 20% das emissões de enxofre eram demasiadamente elevadas.
      “É extremamente positivo ver que as novas regras estão tendo esse efeito e que as emissões de enxofre estão caindo. Ao mesmo tempo, ainda há incerteza quanto ao sistema de controle para os navios que não estão cumprindo as regras. A indústria tem razões para estar preocupada que as companhias de navegação de menor gravidade não vão seguir as regras e que isso vai levar a uma distorção da concorrência “, afirmou Edvard Molitor, Gerente Sênior de Meio Ambiente do Porto de Gothenburg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário