A Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais venceu, com oferta
de R$ 210 milhões, o leilão de terminal do Porto de Santos, no litoral
paulista, promovido hoje
(10) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na B3, a
Bolsa de Valores de São Paulo. Participaram também a Granel Química e a
Cattalini Terminais Marítimos.
A área, localizada no terminal da Ilha de Barnabé, na margem esquerda
do Porto de Santos, tem seis terminais dedicados à movimentação de
granéis líquidos (exceto sucos cítricos), por meio de três berços de
atracação. O local está sob jurisdição da Companhia Docas do Estado de
São Paulo (Codesp). Outra área, localizada no Porto de Santana (AP), não recebeu ofertas. No
local ocorre a movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem
vegetal, especialmente cavaco de madeira.
O leilão começou com a abertura dos envelopes às 10h20. A Empresa
Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais ofereceu, inicialmente, R$ 200
milhões. A Granel Química ofertou R$ 142 milhões e a Cattalini
Terminais Marítimos propôs R$ 20 milhões. Por ter
mais de uma proposta válida, o leilão seguiu para o viva-voz, que
terminou com a vitória da Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns
Gerais e a proposta de R$ 210 milhões.
A área de arrendamento em Santos tem 99 tanques pressurizados para
produtos químicos, etanol e derivados de petróleo. A capacidade de
armazenagem total é estimada em 97.720 metros cúbicos, que devem ser
aumentados em 98 mil metros cúbicos pela empresa vencedora do leilão. A
área de superfície do arrendamento é de 54.221 metros quadrados.
A Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais já opera no porto,
sendo o maior em atuação nos graneis líquidos. O valor global do
contrato do terminal arrematado hoje será de R$ 1,3 bilhão e o
investimento deverá ser de R$ 198,2 milhões. O prazo do arrendamento é
de 25 anos.
Valter Casimiro, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, disse
que o recebimento de proposta de três empresas foi positivo. “Isso
mostra o sucesso no processo de participação do setor privado e o
incentivo do governo para aumentar a participação do privado nos
investimentos da nossa infraestrutura”. De acordo com ele, outro leilão
de terminal do Porto de Santos, dedicado a sal e fertilizantes, está
previsto para novembro deste ano.
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