segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Construção do túnel no Passo Las Leñas, entre Chile e Argentina, está mais próxima de ser iniciada


           A materialização do túnel Paso Las Lenãs, entre a Argentina e o Chile, está cada vez mais próxima de ser concretizada. O Conselho Regional de O’Higgins (Core) aprovou o financiamento do estudo de viabilidade da obra. O projeto foi apresentado pelo intendente Juan Manuel Masferrer e ratificado por unanimidade pelos conselheiros. Foi estipulado o valor de US$ 800 milhões, que serão aportados por meio do FNDR (Fondo Nacional de Dessarollo Regional).
          O estudo contratado pela intendência foi realizado em Buenos Aires e ratificado em um encontro com o governador da província argentina, a outra região envolvida na construção do túnel, Alfredo Cornejo. O argentino anunciou que a licitação será feita antes do final do ano e os trabalhos devem iniciar no começo de 2019.
           “É uma sinalização política clara a nossos irmãos argentino a quem estamos dizendo que a região, e mais do que isso, o pai, tem a vontade e a determinação de avançar no projeto. Esperamos, e acreditamos, que agora, do outro lado da cordilheira, o pensamento é o mesmo. Assim, vamos concretizar este projeto que trará progresso e desenvolvimento para todos”, disse Masferrer.
            Além desse estudo, financiado pelo governo regional, houve avanço também na licitação de outros projetos complementares que deverão chegar até a boca do futuro túnel e que serão financiados pelo Ministério de Obras Publicas do Chile. “O governo tem a conectividade regional como uma de suas prioridades. O Hoje, há um trabalho iniciado há tempo e pelo qual passaram diversas autoridades, todos somando para se chegar ao ponto atual”, ressaltou o intendente de O’Higgins.
          O estudo financiado pelo governo regional estará pronto para ser apresentado no encontro bilateral de agosto, em Santiago, pelo governador de Mendoza, Alfredo Cornejo. A obra valorizará a integração a integração que se dará entre a região autônoma de O’Higgins e a província de Mendoza. “Estamos encaminhando os estudos geológicos necessários para a construção de um túnel de mais de 10 quilômetros, perfurando a Cordilheira dos Andes. A obra é complexa e exige estudos e cálculos profundos que abrangem, ainda, a conectividade das rotas regionais e nacionais e estamos avançando nisto”, adiantou. A autoridade argentina recalculou a necessidade de uma rodovia com participação privada, via concessão, numa licitação que poderá ser feita de forma conjunta entre os governos das unidades regionais das duas nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário