O presidente e CEO do grupo francês CMA CGM,
Rodolphe Saadé, comemorou a expansão de 9,6% na movimentação de contêineres
registrada no segundo trimestre de 2018 em relação a igual período do ano
passado. “Durante o segundo trimestre, o EBIT básico na comparação com o
primeiro apresentou um ingresso neto positivo apesar de um forte aumento nos
preços combustíveis. A elevação do volume demonstra nossa solidez comercial e a
qualidade da nossa oferta de serviços”, argumentou ele.
Segundo o executivo, “a compra de uma participação de 25% na Ceva é um
passo importante na nossa estratégia para complementar nossa oferta de
transporte com serviços logísticos”. Adiantou que o grupo confia em um segundo
semestre mais positivo. “Antecipamos uma margem operativa melhor graças ao
aumento das tarifas de transporte e dos volumes sustentados”, revelou.
No segundo trimestre, os volumes transportados pela armadora francesa
aumentaram 9,6%, atingindo 5,19 milhões de teus, cifra maior que a registrada
pela indústria da navegação como um todo. O progresso, segundo o CEO, se pode
explicar pela solidez dos serviços Transpacific e Ásia, Golfo, e o marco da
Ocean Alliance, bem como pelos serviços a partir da bacia sul-americana.
O
ingresso médio de contêineres transportados diminuiu levemente (-2,1%) no
segundo trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Além disso, os ingressos no grupo no segundo trimestre de 2018 aumentaram +7,4%
em relação ao ano anterior, alcançando US$ 5,7 milhões.
Ao longo do segundo trimestre a CMA CGM registrou um EBIT básico de US$
67,1 milhões, refletindo uma margem EBIT básica de 1,2%. A margem do EBIT
principal se deveu principalmente pelo crescimento dos custos de bunkering
(27,7% a mais por tonelada de combustível sobre o ano passado).
O
grupo pretende seguir as iniciativas de redução de custos anunciadas logo após
a publicação dos resultados do primeiro trimestre para melhorar seu desempenho
operativo e financeiro. Estes se referem especialmente a otimização da gestão
da frota de contêineres e a melhora da eficiência energética.
A
participação do grupo na utilidade neta consolidada chega a US$ 22,7 milhões no
segundo trimestre. A cifra é respaldada por melhores resultados financeiros,
impactados positivamente pelo aumento do dólar norte-americano frente ao euro.
Durante o segundo trimestre o grupo continuou desenvolvendo a estratégia
definida por Saadé, que deu resultados positivos em várias iniciativas como a
aquisição da finlandesa Containerships, especialista em mercado intraeuropeu,
visando a fortalecer a presença da CMA CGM nos intercâmbios intraregionais um
ano depois da compra da Mercosul no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário