segunda-feira, 10 de setembro de 2018

CMA CGM registra crescimento de 9,6% no segundo trimestre


          O presidente e CEO do grupo francês CMA CGM, Rodolphe Saadé, comemorou a expansão de 9,6% na movimentação de contêineres registrada no segundo trimestre de 2018 em relação a igual período do ano passado. “Durante o segundo trimestre, o EBIT básico na comparação com o primeiro apresentou um ingresso neto positivo apesar de um forte aumento nos preços combustíveis. A elevação do volume demonstra nossa solidez comercial e a qualidade da nossa oferta de serviços”, argumentou ele.
          Segundo o executivo, “a compra de uma participação de 25% na Ceva é um passo importante na nossa estratégia para complementar nossa oferta de transporte com serviços logísticos”. Adiantou que o grupo confia em um segundo semestre mais positivo. “Antecipamos uma margem operativa melhor graças ao aumento das tarifas de transporte e dos volumes sustentados”, revelou.
          No segundo trimestre, os volumes transportados pela armadora francesa aumentaram 9,6%, atingindo 5,19 milhões de teus, cifra maior que a registrada pela indústria da navegação como um todo. O progresso, segundo o CEO, se pode explicar pela solidez dos serviços Transpacific e Ásia, Golfo, e o marco da Ocean Alliance, bem como pelos serviços a partir da bacia sul-americana.
          O ingresso médio de contêineres transportados diminuiu levemente (-2,1%) no segundo trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, os ingressos no grupo no segundo trimestre de 2018 aumentaram +7,4% em relação ao ano anterior, alcançando US$ 5,7 milhões.
          Ao longo do segundo trimestre a CMA CGM registrou um EBIT básico de US$ 67,1 milhões, refletindo uma margem EBIT básica de 1,2%. A margem do EBIT principal se deveu principalmente pelo crescimento dos custos de bunkering (27,7% a mais por tonelada de combustível sobre o ano passado).
          O grupo pretende seguir as iniciativas de redução de custos anunciadas logo após a publicação dos resultados do primeiro trimestre para melhorar seu desempenho operativo e financeiro. Estes se referem especialmente a otimização da gestão da frota de contêineres e a melhora da eficiência energética.
          A participação do grupo na utilidade neta consolidada chega a US$ 22,7 milhões no segundo trimestre. A cifra é respaldada por melhores resultados financeiros, impactados positivamente pelo aumento do dólar norte-americano frente ao euro.
          Durante o segundo trimestre o grupo continuou desenvolvendo a estratégia definida por Saadé, que deu resultados positivos em várias iniciativas como a aquisição da finlandesa Containerships, especialista em mercado intraeuropeu, visando a fortalecer a presença da CMA CGM nos intercâmbios intraregionais um ano depois da compra da Mercosul no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário