terça-feira, 25 de setembro de 2018

Tarifas de navios Aframax mostram sinais de recuperação


         As tarifas de navios Aframax estão mostrando sinais de lenta recuperação graças à uma contínua e estável produção de óleo na Rússia, provocando aumento nas exportações via marítima desde o Báltico e Mar Nego. A maioria das embarcações que realizam estas operações são do tipo Aframas, destacaram as publicações Alphatanker e Mundo Marítimo.
          As publicações enfatizaram a importância deste aumento já que até agora não havia sido um bom ano para o mercado Aframax. As exportações marítimas de cru russo se mantiveram limitadas devido as condições do acordo Opep. Os preços praticados nas rotas do Báltico também estavam baixos e, finalmente, a situação na Líbia, segue frágil, afetando negativamente as vendas de óleo.
          A produção de cru do Casaquistão também alcançou alta em virtude da exploração do campo petrolífero de Kashagan, contribuindo para impulsionar a demanda Aframax na região. A expectativa é de que a produção seja ainda mais incrementada nos próximos 18 meses, para o oriente e ocidente, atingindo a capacidade máxima nas embarcações do segmento. Pode acontecer uma leve redução caso se confirmem os rumores de que a produção casaque possa ser interrompida em 2019.
          As últimas semanas igualmente registraram a recuperação da produção de óleo na Líbia, devido a melhora da segurança interna do país que passa a embarcar via barcos Aframax, despachando uma carga restante em navios Suezmax. Mesmo que a situação líbia voltar a se deteriorar, a Alphatanker acredita que a demanda de Aframax mediterrâneos se mantenha aquecida pelo resto do ano.
          As exportações de óleo cru dos Estados Unidos para a Europa também aumentaram consideravelmente este ano graças à produção que era dirigida antes para a china, que deixou de comprar o produto norte-americano. A situação, no entanto, não causou mudança expressiva nas tarifas no transporte por Aframax nesta rota.
    

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