quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Governo do Peru aprova nova lei da cabotagem, que permite presença de capital internacional


          O ministro dos Transportes e Comunicações do Peru, Edmer Trujillo, anunciou que o poder executivo deverá aprovar nesta quarta-feira, 5, a nova lei de cabotagem marítima. A legislação foi determinada por meio de um decreto legislativo e visa a promover o desenvolvimento do modal, informou a agência Andina.
          “O Conselho de Ministros vai examinar os últimos detalhes a respeito da nova legislação sobre o transporte de cabotagem. O entendimento é de que a lei atual somente atende os hidrocarburetos, prejudicando a circulação das demais mercadorias e passageiros, o que passará a ser abrangido pela nova legislação”, explicou Trujillo.
          Segundo o ministro, houve uma ampla revisão na legislação atual referente à cabotagem marítima. “A conclusão é de que havia uma série de limitações que não permitia o progresso do comércio”, avaliou. Ao apresentar a nova proposta na Comissão de Transportes e Comunicação do Congresso, o ministro detalhou problemas envolvendo a procedência das unidades e a nacionalidade dos profissionais atuantes. Tranquilizou os críticos do projeto, garantindo que o executivo estabelecerá uma série de exigências para que este modelo de transporte seja exitoso no país.  
          O decreto legislativo faz parte das prerrogativas legislativas no Peru. É este poder que legisla em matéria de gestão econômica e de competitividade, devendo apontar as medidas e leis necessárias para otimizar a regulação do transporte em todas as suas modalidades, facilitando, no caso, a cabotagem nacional e internacional (no intercâmbio com os países vizinhos) de cargas e passageiros. O vice-ministro da pasta, Carlos Estremadoyro, no final da entrevista, revelou que a cabotagem será aberta a participação de capitais internacionais.(imagem do porto de Callao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário