A Airbus,
uma das gigantes na fabricação de aviões, juntamente com a norte-americana
Boeing, agregou um novo significado ao seu lema “fazemos voar”. O
consórcio europeu aplicou a experiência
aeronáutica à uma nova tecnologia que pode revolucionar a indústria de
transporte marítimo.
O planador automatizado SeaWing, que
utiliza tecnologia de parafólio para rebocar navios comerciais de grande porte,
foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Airbus engajados na
preservação do meio ambiente. A utilização do planador SeaWing para propulsão
de embarcações de grande porte aumentará a eficiência de combustível em 20%, ao
mesmo tempo que reduz a emissão de gases de efeito estufa, segundo estimativas
da fabricante.
Quando instalado em uma embarcação, o
SeaWing pode ser acionado com um simples botão. O planador é lançado,
desenrolado e operado de maneira automatizada, enquanto seu sistema coleta e
analisa dados marítimos e meteorológicos em tempo real para otimizar sua
performance e garantir segurança máxima. Quando não há mais necessidade de
reboque, o SeaWing é dobrado e guardado automaticamente, estando pronto para a
próxima utilização.
O SeaWing foi desenvolvido pela
empresa AirSeas, uma pequena startup da Airbus que reúne engenheiros engajados
na preservação do meio ambiente e com uma paixão em comum por aeronáutica e o
mar. A AirSeas mistura experiência em tecnologia marítima com o melhor que a
Airbus tem para oferecer em termos de aerodinâmica, modelagem, controles de
voo, sistemas e materiais.
Com os pedidos feitos pela Airbus
para instalação do SeaWing em seus próprios navios ro-ro (roll-on/roll-off), o
conceito do planador completa seu ciclo. Ele será instalado em embarcações da
Airbus que transportam peças grandes de aeronave entre centros de produção na
Europa e nos Estados Unidos. Além de reduzir os custos de transporte de acordo
com a meta de 20%, espera-se que o SeaWing diminue a pegada ambiental
industrial da Airbus como um todo, evitando a emissão de 8 mil toneladas de CO2
por ano.
“Estamos muito orgulhosos que a
Airbus tenha depositado sua confiança no sistema SeaWing após ter acompanhado
os resultados dos nossos testes em primeira mão em seu próprio navio”, explicou
o fundador e CEO da empresa Vincent Bernatets, que no passado trabalhou na
Airbus em cargos de gestão, marketing, pós-vendas e desenvolvimento de
negócios. “Essa primeira instalação em uma embarcação ro-ro abre caminho para
outros acordos pioneiros envolvendo embarcações como navios porta-contêineres,
navios graneleiros e balsas”.
Com uma estrutura simples e modular,
o SeaWing foi criado para ser instalado rápida e facilmente em praticamente
todos os tipos de navios comerciais atualmente em operação. A instalação pode
ser realizada durante estadias planejadas em qualquer ponto de parada.
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