segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Porto de Itajaí tem 95% das obras do Berço 4 concluídas


          O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, o Assessor de Direção, Héder Cassiano Moritz e o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, realizaram uma visita técnica ao canteiro de obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4 do porto público de Itajaí na semana passada. Participaram do roteiro da visita, vereadores de Itajaí, membros da Superintendência do Porto, secretários municipais e representantes da empresa responsável pelas obras, a Serveng Enganharia.
          Constataram que o percentual de avanço físico das obras do berço 4 é de 95% e sua conclusão total está programada para o início de dezembro deste ano, com severas chances de antecipação para novembro. O berço 4 com o berço 3, terá 490 metros de cais retilíneo, sendo já liberados para uso, a extensão de 250 metros de comprimento.
          “Depois de muito trabalho, buscou-se uma forma de dar continuidade às obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4. Sua retomada foi muito importante e estamos com as perspectivas de que até o final do ano, na margem direita com 4 berços operando, sendo dois berços dedicados ao arrendamento (1 e 2), e dois berços públicos (3 e 4), e também com as áreas de pátio que hoje estão servindo como canteiro de obras”, destacou o assessor de direção da Superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz.
          Recentemente, no berço 4, foram finalizados os serviços de perfuração e fragmentação das interferências submersas, provenientes das estruturas dos antigos berços que ruíram nas enchentes da década de 1980 (83 e 84). Em novembro de 2008, o Porto de Itajaí foi atingido por uma forte enchente que culminou no desmoronamento dos berços 3 e 4. O prefeito Volnei Morastoni lembrou daquele período fatídico para a cidade:
          “Lembro muito bem! Na época eu era prefeito, da tragédia que ocorreu com a forte enchente ocorrida em novembro daquele ano, em novembro de 2008. Quando eu soube que parte do cais estava desmoronando e contêineres sendo tragados pelas águas do rio indo em direção ao mar, eu vim aqui e vi pessoalmente com meus olhos testemunhando aquele fato triste, e que logo em seguida causou um impacto negativo muito forte em nosso porto e em nossa cidade. Mas felizmente, dez anos depois, na mesma condição como prefeito, retornando aqui e vendo como as obras estão, só temos a agradecer a Deus e a todos que não mediram esforços para chegarmos a estes resultados. Com todo o vigor e capacidade operacional, teremos até o final deste ano os quatro berços sendo movimentados, e o porto indo bem, a cidade vai bem. Após a entrega do berço 4, que já estará com sua infraestrutura totalmente plena e adequada, iremos em busca de superestrutura através de investimentos em equipamentos e demais adequações que o porto irá precisar para cada vez mais se destacar na economia catarinense, nacional e mundial”, reforçou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastone.
          Cerca de 130 operários revezam-se em turnos diferenciados para concluírem as obras no berço 4. Em termos gerais de infraestrutura, as  obras de reforço e realinhamento nos berços 3 e 04, ganharam 292 estacas em camisa metálica com 52 metros de profundidade média, 294 metros de cortina de estacas prancha com 34 metros de profundidade média, 679 toneladas de aço CA 50/60 para estacas, 5.150 m³ de concreto para estacas, 5.270 m³ de concreto moldado (no local da obra), 1.850 m³ de concreto para fabricação de pré-moldados, demolição de 1.440 m³ de estruturas em concreto armado, 9.735 m³ de carga e remoção de sedimentos até 22 metros de profundidade, recuperação de 12 conjuntos de atracação (cabeço e defensa), 31 furos de fragmentação e perfuração de laje maciça submersa através de processos de perfuração a rotopercução e a rotação (serviço este inédito no Brasil).
          Junto ao berço 04, serão instalados defensas e cabeços de amarração, sendo este serviço já contratado e que serão executados concomitantemente com as obras e assim até o final dela, possam estar recebendo a atracação de navios. “A parte de cais acostável nos berços 3 e 4 já estão com 95% das obras prontas. As etapas de fundação, de estacas circulares que suportam o peso de cais quanto as estacas pranchas que ficam nos paramentos frontais e que impedem a erosão do cais, estão concluídos. Hoje estão sendo executadas as últimas lajes e em seguida serão distribuídos o aço e posteriormente passará para a sua concretagem. Praticamente a obra está em sua reta final. Trata-se de uma obra de engenharia pesada e complexa, pois no decorrer das obras tivemos problemas quanto as suas fundações, porém tudo foi solucionado tecnicamente e economicamente de forma muito racional, com qualidade fenomenal em relação a outros portos”, pontuou o Engenheiro Joelcir Zatta, gerente de engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.
          As obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4 iniciaram em 2014 e o investimento total foi de R$ 161 milhões, sendo até o momento aplicados R$ 138,8 milhões. Recursos estes provenientes do Governo Federal e que foram confirmados oficialmente pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), através do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC).
          “Quando todos querem: acontece! E de fato estamos fazendo acontecer.Com o empenho de todos, da bancada federal que nos assegurou com a liberação dos  recursos, a Secretaria Nacional de Portos (SNP), o próprio Ministério, que através dos aditivos, ajustaram os prazos necessários para que pudéssemos concluir esta obra, com o próprio empenho da empresa Serveng, toda a equipe do Porto de Itajaí, que conseguiu achar soluções técnicas das condições que inviabilizavam a obra, aos representantes da administração municipal que também não mediram esforços para buscar recursos.  A obra está num estágio avanço e realmente as projeções para que até o término deste ano, será a conclusão deste berço e assim dando condições operacionais que o Porto de Itajaí precisa e que infelizmente desde novembro de 2008 não tinha, por uma sucessão de fatores, e dez anos depois, o porto possa ter em sua totalidade as instalações de atracação aptas e preparadas”, lembrou o Superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Marcelo Werner Salles.

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