terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Terminal Integrador Pirapora atinge 1 milhão de toneladas de grãos movimentados esse ano

         O Terminal Integrador (TI) Pirapora, localizado no Norte de Minas Gerais, bateu a marca de 1 milhão de toneladas de grãos expedidas neste ano, entre janeiro e a última semana de novembro de 2015. Mais de 22 mil carretas já foram descarregadas no TI Pirapora em 2015, uma média de 120 veículos por dia. A estrutura de expedição possibilita o carregamento de um trem com 45 vagões em, no máximo, quatro horas, e a unidade tem capacidade para armazenar até 44 mil toneladas de grãos.
        O terminal é administrado pela VLI, empresa especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais e que realizou, neste ano, uma série de investimentos em conjunto com a reestruturação de processos que tornaram as operações mais eficientes.
         “Em 2014, consolidamos o processo de remodelação do terminal. Com isso, estabilizamos as operações e já conseguimos focar no trabalho voltado a melhorias contínuas dos processos, aumentando a produtividade e os índices de confiabilidade dos equipamentos”, contou o gerente de operações do TI Pirapora, Douglas Marques.
          Em 2011, entrou em funcionamento no terminal o sistema reverse loop, também conhecido como pera ferroviária, que consiste em um trecho de linha férrea com formato semelhante ao da fruta. Essa estrutura praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga, garantindo maior eficiência. Com isso, foi possível reduzir o tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de 30 horas para menos de 6 horas.
          Na semana passada, a VLI recebeu aprovação de financiamento pelo BNDES no valor de R$ 587,8 milhões, recurso que aplicará na aquisição de 16 locomotivas e 1.916 vagões de fabricação nacional, com o objetivo de aumentar os volumes de carga transportados na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e na Ferrovia Norte-Sul (FNS). No período entre 2012 e 2017, a empresa pretende aumentar o volume transportado em 73%, com a construção de novos pátios e terminais, ampliação de oficinas e porto e compra de material rodante. Do total do financiamento aprovado, R$ 392,9 milhões serão repassados diretamente pelo BNDES e R$ 195 milhões por meio do Banco Safra, em operação indireta.

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