terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Codesp participa de plano para atendimento de acidentes de poluição por óleo no mar

         A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) participou, no mês de dezembro, da oficialização do Plano de Área do Porto de Santos e Região (PAPS), para atendimento a acidentes de poluição por óleo no mar. O evento aconteceu na Faculdade Unimonte, em Santos. A organização é do Comitê do Plano de Área do Porto de Santos e Região, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com participação da Codesp, dos terminais portuários e Marinha do Brasil.
          O Plano de Área reúne os Planos de Emergência Individual (PEI) de 47 instalações portuárias localizadas em Santos, Cubatão e Guarujá. Para o diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, a assinatura do documento é um compromisso com o futuro: “Temos que deixar um legado para as outras gerações e isso depende do trabalho que fizermos hoje”, declarou. Alex Oliva destacou ainda o empenho de todos os envolvidos na elaboração do Plano de Área. “Nossa equipe atuou muito para assinarmos hoje este termo que coroa um intenso trabalho; isso é sinal de maturidade”, frisou.
          O capitão dos Portos de São Paulo, Ricardo Fernandes Gomes, saudou a assinatura do Plano de Área. “Temos certeza de que esse planejamento foi árduo, tendo em vista as dificuldades para harmonizar os diversos interesses. Por isso, chegar a esta etapa hoje é um grande sucesso”, disse o capitão. O PAPS é uma exigência prevista na Lei nº 9.966/00 e regulamentado pelo Decreto nº. 4.871/03, posteriormente complementado pelo Decreto nº 8.127/13.
         A assinatura em nome dos órgãos ambientais foi feita pela secretária estadual Adjunta de Meio Ambiente, Cristina Maria do Amaral Azevedo, e os presidentes do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Otavio Okano. A presidente do Ibama ressaltou a importância do documento. “Esse é um grande passo para estabelecermos as condições adequadas para combate a incidentes de poluição por óleo no mar”, declarou ela.
          O presidente da Cetesb destacou a necessidade da união para combater acidentes. “O Porto de Santos concentra uma série de instalações onde podem ocorrer vazamentos. Assim, integrar esforços, compartilhar recursos das 47 instalações portuárias é essencial para fortalecer respostas à acidentes que envolvam derramamento de óleo, a fim de minimizar os danos”, disse Otavio Okano.
          Participaram também do evento os representantes legais das 47 instalações do PAPS, que assinaram o referido documento, bem como representantes das Prefeituras de Santos e Guarujá, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado de São Paulo. O Secretário de Assuntos Portuários do município de Santos, Eduardo Lopes, reforçou a importância do Plano de Área. “Todos sabem a preocupação que as cidades têm com seu ar, solo e mar. Assim, é bom ver todos juntos e preparados para enfrentar eventuais problemas futuros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário