segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

OMC define acordo para retirada dos subsídios para exportação de produtos agrícolas

         A OMC (Organização Mundial do Comércio) confirmou nesta segunda-feira, em encontro em Nairóbi, Quênia, o acordo para a retirada dos subsídios para a exportação de produtos agrícolas. O diretor da entidade, o brasileiro Roberto Azevêdo, considerou o acerto como o "mais significativo desdobramento para a agricultura" ao longo dos 20 anos de história da Organização.
         "Países integrantes, especialmente os em desenvolvimento, têm exigido uma ação consistente nesse assunto devido ao enorme potencial de distorção desses subsídios para a produção doméstica e o comércio", ponderou Azevêdo.
         Pela decisão, países desenvolvidos se comprometeram a remover os subsídios imediatamente, exceto por um grupo de determinados itens. Nações em desenvolvimento deverão adotar a medida até 2018. Haverá algumas exceções até o ano de 2023.
         A concessão de incentivos aos produtos agrários dos países desenvolvidos é um limitador à entrada de bens das economias em desenvolvimento. A prática representa uma competição desigual entre os produtores de um mesmo item e motivaram grandes disputas na OMC.
          Uma das mais notórias foi o contencioso do algodão, entre Brasil e Estados Unidos, por subsídios concedidos pelo governo norte-americano aos produtores locais e programas de garantias de crédito à exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário