quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Porto de Antonina começa operações de exportações de farelo de soja

         O terminal Ponta do Félix, no Porto de Antonina (PR), especializado nas operações de importação de fertilizantes, exportação de congelados e açúcar ensacado, deu início à sua primeira operação de embarque de grãos, em que serão exportadas 25 mil toneladas de farelo de soja. O produto é 100% produzido e processado no Paraná e não é transgênico. Este é o primeiro carregamento de farelo de soja pelo terminal de Antonina, que estima exportar mais 450 mil toneladas ao longo de 2016 e com previsão de crescimento para os anos seguintes.
         A modernização do Porto de Antonina foi fundamental para atrair novos exportadores e permitir a movimentação de novos produtos. A dragagem, por exemplo, é apontada pelos empresários que movimentam estas cargas como fundamental para que as novas operações sejam realizadas pelo porto da cidade. Em 2015, o porto retomou as exportações de açúcar e, agora, passa a operar grãos.
         Ao todo, foram mais de R$ 70 milhões investidos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em modernizações nos terminais Barão de Teffé e Ponta do Félix realizados ao longo dos últimos quatro anos. Antes disso, o porto tinha passado por um período de 40 anos sem investimentos públicos. Hoje, o Porto de Antonina consegue atrair operações pela sua atracação rápida dos navios proporcionada pelo novo calado.
         “Conseguimos aumentar o calado do canal, revitalizar o porto e devolver a competitividade ao porto de Antonina. Isto beneficia não só economia local, mas também de todo estado do Paraná. A obrigação da APPA é buscar novas alternativas de movimentação de cargas para elevar a oferta de serviços portuários no Paraná e com isso promover a concorrência”, comenta o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
         Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, essa é uma nova etapa para o crescimento dos Portos Paranaenses. "Paranaguá acaba de ativar o quarto novo shiploader, batemos todos os recordes de movimentação no Corredor de Exportação, e, agora, abrimos uma nova porta para a exportação em Antonina. É importante ressaltar que o produto movimentado em Antonina é totalmente produzido em solo paranaense", finaliza Richa Filho.
         As 25 mil toneladas deste carregamento foram produzidas, colhidas e processadas no Paraná. O produto será exportado para a Europa pela empresa paranaense Imcopa. Fundada em Ponta Grossa, em 1967, posteriormente expandiu seus negócios para a cidade de Araucária, construindo a maior fábrica de farelo de soja concentrado em larga escala do mundo e a única da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário