terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Exportação de frutas garante crescimento na movimentação no Porto de Pecém


         A movimentação de frutas liderou as atividades de exportação de longo curso no Porto do Pecém, em 2015. Mesmo com a atual situação econômica do país, o porto exportou mais de 200 mil toneladas de frutas, ultrapassando os últimos dois anos: 2014 (135 mil toneladas) e 2013 (155 mil toneladas).
"Enviamos as frutas principalmente para a Europa. O terminal é muito utilizado por causa de sua localização estratégica, que encurta o tempo de viagem, aumentando a qualidade do produto ao chegar a seu destino", disse o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa (foto).
         As frutas enviadas para o exterior são produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco, e abastecem, principalmente, países como Holanda (40%), Estados Unidos (18%), Grã Bretanha (40%) e Espanha (8%). O melão ocupou o primeiro lugar no ranking das frutas exportadas, com 120.514 toneladas, seguido da manga (44.325 toneladas), e da melancia (23.957 toneladas). Além desses, também são enviados para o exterior, através do terminal, uvas frescas, passas, castanha de caju e mamão.        
         O grande volume e a variedade dos produtos colocam Pecém como um dos maiores exportadores de frutas do Brasil. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcelos, o Porto do Pecém exerce um papel fundamental no setor de fruticultura. "A estrutura que o Pecém oferece faz com que a gente queira aumentar a produção, pois a sua a capacidade de receber grandes navios das maiores companhias de navegação do mundo, as tomadas para containers refrigerados, dentre outros aspectos, irá continuar atendendo o crescimento da empresa", garantiu Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário