segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Executivo-chefe da Freeport-McMoRan renuncia por causa dos baixos preços globais dos minérios

         O executivo-chefe da Freeport-McMoRan, James R. Moffett, renunciou ao cargo em meio às dificuldades enfrentadas pela mineradora norte-americana por causa da queda nos preços globais das commodities. Às 14h25 (de Brasília), as ações da companhia caíam 8,85% em Nova Iorque.
        O principal diretor independente da Freeport, Gerald J. Ford, assumirá como presidente da empresa. "Durante seus mais de 50 anos de carreira no setor de recursos naturais, Jim Bob se tornou um ícone da exploração", declarou Ford. Moffett havia atuado como executivo-chefe da mineradora entre 1984 e 2003.  Ele foi cofundador da McMoRan Oil & Gas em 1969 e esteve presente na fusão com a Freeport Minerals.
        Em agosto a companhia informou que iria cortar os investimentos previstos para 2016 em 29%, reduzir em cerca de 10% a força de trabalho nos EUA - em torno de 1,5 mil empregos - e diminuir a produção. No mesmo mês o investidor Carl Icahn afirmou que pretendia ter representação no conselho da empresa e que gostaria de um corte nos gastos e nos pagamentos a executivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário