terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Professor da USP diz que elevação do nível do mar afogará manguezais e provocará assoreamento no Porto de Santos


         O engenheiro Paolo Alfredini, da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), previu que a elevação do nível do mar afogará 50% da vegetação dos manguezais no entorno de Santos até 2100, fazendo com que sedimentos finos sejam liberados em grande quantidade, o que provocará o assoreamento do estuário do porto, tornando inviáveis as operações. A declaração foi feita a partir da conclusão de estudos sobre os impactos costeiros, liderados por ele, para um relatório da extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
         Segundo o engenheiro e professor, até 2100 o mar subirá 80 centímetros em Santos e a cidade precisará de grandes obras de adaptação para salvar as operações portuárias. Além do assoreamento, a subida do mar reduzirá o espaço entre o cais e a água - de 1,6 metro na época da construção para 48 centímetros em 2100. "Com isso, uma simples ressaca será suficiente para inundar o cais", afirmou.
          A principal recomendação do pesquisador foi a construção de dois molhes - maciços de pedra revestidos de blocos de concreto - com cinco quilômetros. "Eles confinariam as correntes de maré, aumentando a velocidade da água no canal. Isso ajudaria a limpá-lo, evitando o assoreamento com a areia do mangue," argumentou Alfredini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário